Com alegria, no encerramento da Festa da Divina Misericórdia, ao cair da tarde deste domingo, dia 22, o pároco de Mauriti, padre Fernandes José dos Santos Júnior, anunciou um novo diácono permanente para o serviço da Igreja. Trata-se de Francisco Alves de Souza, também conhecido por “Chiquinho da Mãe Rainha”, indicado por sua ativa participação nas atividades da paróquia da Imaculada Conceição e por sua dedicação às obras sociais e de caridade.
“A graça de Deus, em sua incomensurável misericórdia, resolveu nos sustentar, mais uma vez, com o seu auxílio, nos alegrando e assistindo com o serviço de mais um diácono permanente”, comunicou o padre aos paroquianos.
A ordenação está marcada para o dia 11 de junho, às 9h, na Matriz, durante a solenidade da Santíssima Trindade, e será presidida pelo bispo diocesano, dom Gilberto Pastana que, na ocasião, fará a imposição das mãos, consagrando, assim, o eleito ao serviço da comunidade paroquial.

Com a ordenação, Francisco Alves deixará de ser leigo e passará a fazer parte do clero diocesano.
Para saber mais:
Na Igreja Católica Romana, os diáconos podem ser de duas naturezas, uma delas transitória e outra permanente. No caso dos diáconos permanentes, missão exercida por leigos fiéis, não existe a necessidade de votos do celibato, podendo ser casados. Por serem casados, não podem torna-se padres, ficando, portanto, permanentemente como diácono. As esposas, entretanto, precisam autorizar formalmente que os maridos sejam diácono. E, uma vez ordenados, esses homens não podem mais se casar. Se ficarem viúvos, têm a opção de permanecerem diáconos ou se candidatarem ao sacerdócio, mesmo que em idade já avançada.
*Com informações de Leandro Furtado/Mauriti





