Antonina do Norte: vida nova pela ressurreição de Cristo, renascimento pelo Espírito Santo de Deus

Compartilhe:

Na certeza da ressurreição de Jesus, aprofundada em especial nestes dias em que fiéis católicos festejam a Páscoa do Senhor, sinal de vida nova, sessenta e nove jovens da Paróquia Santo Antônio, de Antonina do Norte, renasceram pelo Espírito Santo de Deus confirmando o batismo na celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre Antônio José Clementino, durante a noite deste sábado, dia 7 de abril.

O clima pascal renovou também a esperança dos catequistas que, durante um ano, doaram seu tempo contribuindo para o amadurecimento da fé de cada crismado. O desejo agora é de que eles possam também se doar a serviço do reino. “Nossa expectativa maior é de que estes jovens tenham se encontrado com Jesus. O sacramento da crisma é apenas o início da caminhada. Agora eles assumem a responsabilidade de que vida quer levar. Fizemos um acompanhamento individual. Temos o pensamento positivo de que algo ficou na vida desses jovens e que a partir daí eles vão despertar para esta vivência com Cristo”, disse Diego Fernandes, coordenador paroquial da catequese.

Foi isso o que o processo de preparação esclareceu na vida da jovem Maria Isabela de Sousa, que com mais sete crismados manifestaram o desejo de engajamento na Pastoral Catequética, doando o que receberam. “No período de preparação a gente vai vendo que a crisma é realmente importante para você, que não é só uma tradição, mas que é importante tanto para sua vida espiritual como para todo o cotidiano, porque vai alimentando a sua fé, mostrando o que a Igreja é, o que o Espírito Santo tem para oferecer. Quero levar o que aprendi para as crianças, mostrar a elas o amor de Deus, aquilo que Deus tem a oferecer e como isso é importante, fazendo assim com que elas cresçam com esse aprendizado em relação a Igreja”, disse.

Em sintonia com esta reflexão, dom Gilberto incentivou os crismados ao engajamento eclesial afirmando que “a gente só cresce na fé quando se engaja na comunidade, não só indo a missa, mas se engajando em uma pastoral, movimento, na vida da comunidade”. A partir de agora a missão deles, segundo o bispo, é convencer outros jovens à mudança de vida. “Jovem evangeliza jovens. Com este Espirito de Deus vocês também devem evangelizar outros jovens. Deixem-se conduzir pelo Espírito Santo e tornem-se também um discípulo do Senhor”, continuou.

Ainda na homilia o bispo ressaltou a importância do testemunho de fé que cada cristão deve ter. “A gente não é cristão dentro de quatro paredes, mas na vida, no mundo, é lá que a gente tem que testemunhar a nossa fé, para isso Jesus disse para eles (os discípulos): ‘recebam o Espirito Santo’. Só quem tem o Espirito de Deus pode fazer isso. Daí a importância desse sacramento. Sem o Espirito de Deus a gente não sai para lugar nenhum, a gente nem chega a anunciar. É o Espirito de Deus que nos move”, disse.

No momento da unção com o óleo do crisma, dom Gilberto deu a cada jovem um exemplar do livro “Eu creio”, para que eles possam conhecer ainda mais a fé que professam. Os catequistas também foram contemplados com o presente e, como forma de gratidão, todos rezaram por eles, ao final da missa, uma Ave- Maria.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts