Animados pelo exemplo de Maria, a Mãe das Candeias, romeiros são motivados a ser portadores da Luz

Compartilhe:

Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, a Basílica Santuário de Juazeiro do Norte (CE) celebra, em comunhão com toda a Igreja, a Festa da Apresentação do Senhor que, na terra do padre Cícero, a piedade popular cultiva associando à memória de Nossa Senhora das Candeias. Essa veneração do povo romeiro, aprendida do padrinho, atravessou os séculos acompanhada por benditos que bendizem “a Luz que mais alumeia”.

Por causa da pandemia de Covid-19, a procissão das velas, tradicional nesta data, foi suspensa para evitar aglomerações e a possível exposição ao vírus. Mas o andor com a Imagem primitiva da Mãe das Dores foi ornado de flores ao lado do altar-mor da Basílica, junto a Imagem do Menino Jesus, para que os paroquianos e romeiros possam prestar de forma segura as homenagens da sua devoção. Também por causa disso, mais horários de missas são oferecidos ao longo do dia, tanto na Basílica quanto na Capela do Socorro.

Outro momento querido ao coração dos romeiros é a tradicional missa das nove da manhã. O reitor da Basílica, padre Cícero José da Silva, que presidiu a Eucaristia, disse ter encontrado, desde o início da manhã, muitos romeiros emocionados “porque o dia de hoje não está como nos anos anteriores”. Para consolá-los, lembrou que este tempo, embora diferente, deve servir de reflexão. “Estamos sendo luz? Ou apenas queremos participar da procissão só pela tradição?”, questionou. “Sejamos luz. Tem muitas escuridões precisando da presença de Deus, da luz que vem do nosso coração”.

Concelebram a Eucaristia os padres Cícero Caboclo, Edpo Loula, Frei Raimundo Barbosa e Paulo Evangelista, da Diocese de Crato; padre Rogério Madeiro, de Alagoas, Frei Leandro da Silva, do Piauí, e Padre Nárion Alécio, de Maceió.

A programação deste último dia da Festa e Romaria Virtual segue até o início da noite, quando será feita a bênção simbólica das velas e a meditação do Terço Mariano. Cada romeiro é convidado a acendê-las em um lugar visível da casa e juntar a família para rezar, unindo-se ao pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sob o mote central “manter a luz da esperança diante da pandemia da covid-19”.

Fonte: https://www.maedasdoresjuazeiro.com/postagens/animados-pelo-exemplo-de-maria–a-mae-das-candeias–romeiros-sao-motivados-a-ser-portadores-da-luz-1949

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts