Análise de conjuntura marca início do segundo dia da Assembleia de Pastoral do Regional NE I

Compartilhe:

Após a celebração da Santa Missa que aconteceu no início da manhã de hoje, 9 de outubro, abrindo o segundo dia da 21ª Assembleia de Pastoral do Regional NE I da CNBB, os representantes das Dioceses do Ceará participaram de uma análise de conjuntura com o tema “Marcas do Nosso Tempo”, conduzida pelo assessor do evento, Pe. Manfredo Oliveira.

Utilizando os ensinamentos do Papa Francisco, o assessor recordou que fazemos parte de uma civilização tecno- cientifica, onde a vida humana é marcada pela tecnologia que ao longo do tempo foi influenciada por um sistema econômico que se preocupa acima de tudo com o lucro, deixando de lado a forma como são distribuídas as riquezas produzidas e as futuras gerações.

Gelmar Bezerra fazendo sua intervenção no momento ressonância. (Foto: Patrícia Silva)
Gelmar Bezerra fazendo sua intervenção no momento ressonância. (Foto: Patrícia Silva)

“A partir desta realidade surge o antropocentrismo moderno, que faz com que o homem se considere o dono do mundo destruindo-o sem menores problemas. Do mundo ele passa para os seres humanos, assim como as coisas são objetos, também os seres humanos passam a serem manipulados. Acontece um individualismo terrível, um relativismo radical que no fundo faz com que o ser humano perca a noção do que é o bem comum. Estas são algumas das marcas da nossa sociedade nesta encruzilhada que vivemos hoje e que chegamos aos limites daquilo que é minimamente razoável para o progresso da humanidade”, afirmou Pe. Manfredo.

Um país onde os indivíduos possam ter acesso fundamental aos direitos que estão elencados na constituição é o modelo de país que o mundo precisa, explica o assessor, fazendo com que os direitos deixem de ser apenas uma declaração formal. “Precisamos ter uma sociedade de tal maneira configurada, onde as pessoas tenham a sua dignidade efetivada pelo acesso aos direitos”, disse.

Aos participantes foi oferecido um momento de ressonância, onde puderam dialogar com o assessor sobre a análise de conjuntura.

Este momento foi coordenado pelo Pe. Vileci Basílio Vidal, coordenador de Pastoral da Diocese de Crato.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts