Os agentes de pastoral do Santuário de São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte- CE, tiveram uma manhã de espiritualidade em preparação para a festa de seu padroeiro. O encontro aconteceu neste domingo (20), no Centro de Apoio ao Romeiro, sob orientação do Frei Lopes, de Fortaleza.
Com momentos de louvores e orações, a proposta do encontro, segundo Edineide Brito, foi refletir o tema central da festa “Na alegria de servir, promover a paz e cuidar da criação”, os dois documentos do Papa Francisco, além dos documentos propostos pela CNNB para o Ano da Paz, todos visando à preparação e o fortalecimento espiritual daqueles que estarão à frente das comissões de trabalho.

Para o Frei Lopes, que assessorou o encontro, os agentes tiveram a oportunidade de experimentar, por antecedência, aquilo que os fiéis vão experimentar durantes as noites de celebrações. De acordo com ele, geralmente quem trabalha no serviço da Igreja, acaba por ficar cansado, estressado e preocupado com os trabalhos materiais, perdendo, assim, a oportunidade de vivenciar a parte principal da festa: a espiritualidade. “Essa é uma oportunidade pra que aqueles que são os agentes que vão acolher, que vão preparar, que vão servir durante a festa já experimentem aquilo que os fiéis vão experimentar durante a festa, ou seja, não percam a parte principal, a parte melhor da festa, como disse Jesus a Maria”.
Na avaliação do estudante José Tainam, que vai servir na parte de acolhida dos fiéis, a manhã de espiritualidade foi um momento de pedir ao Espírito Santo de Deus que o ajude em sua missão e o capacite para fazer um bom trabalho. “Primeiramente pra fortalecer o espiritual da pessoa humana e também pedir proteção a Deus, no dia lá da acolhida, organizar, ter calma, porque é uma equipe muito grande, é um trabalho muito corrido”.
A festa de São Francisco das Chagas começa próximo dia 24 e segue até o dia 04 de outubro. Outras informações podem ser acessadas em: www.santuariodesaofrancisco.com.br.





