Nos dias 23 a 25 de Outubro, na cidade de Cachoeira Paulista, sede da Comunidade Católica Canção Nova, aconteceu o Encontro Nacional da Pastoral da Sobriedade, que tem como objetivo ajudar os dependentes químicos a viverem a sobriedade como um programa de vida. O evento teve como tema “Renascer no Espirito Santo para a Sociedade”. Estiveram à frente dos trabalhos, o bispo referencial, Dom Irineu Danelom e a coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade, Ana Godoy.
O Encontro iniciou na sexta-feira com a Santa Missa. No sábado, Dom Irineu abriu os trabalhos com uma palestra, cujo tema “O rosto da Misericórdia”, abordou a responsabilidade da Pastoral da Sobriedade, na Igreja, como o verdadeiro rosto da misericórdia nos novos tempos. O encontro também contou com testemunhos de recuperação, partilhas de novas experiências de prevenção às drogas, terminando, no domingo, com Missa de envio dos agentes para seus regionais e dioceses de todo Brasil.
A pastoral da sobriedade do Regional Nordeste 1, da CNBB – Ceará, esteve presente com 20 agentes das dioceses de Crato, Iguatu, Sobral Arquidiocese de Fortaleza, além do coordenador Regional, missionário Rogério Melo, que ressaltou a celebração dos dez anos de caminhada no estado, que conta hoje com 68 grupos que prestam atendimentos a cerca de 4 mil pessoas, entre dependentes químicos e familiares, em 48 cidades do estado do Ceará. Melo também alertou para a importância da implantação de mais grupos de autoajuda, na promoção da inclusão social e da reinserção familiar e sociais dos dependentes em processo de recuperação e excluídos, na formação de grupos para a atuação político-social concreta, tanto dentro como fora da Igreja, na prevenção e na recuperação de dependentes químicos.





