Advento, missão e esperança

Compartilhe:

Domingo é o dia do Senhor e, para dom Gilberto Pastana, também é dia de missão, por isso durante a tarde e noite deste último domingo do tempo do advento, 18 de dezembro, o bispo continuou seu calendário de visitas aos padres da diocese de Crato, encontrando-se com o padre Luciano Pinheiro de Brito, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Juazeiro do Norte, onde também crismou, neste dia, setenta e três jovens.

Antes de iniciar o diálogo, o bispo conheceu algumas obras que estão em execução na Igreja Matriz. Também rezou na capela do Santíssimo Sacramento, visitou a pia batismal, mas foi ali no presépio natural, localizado na parte externa da Igreja, que dom Pastana emocionou-se ao recordar sua infância, quando a convite dos seus pais, dona Rita Pastana de Oliveira e senhor Geraldo Braga de Oliveira, ele com os sete irmãos iam montar o presépio. “Era um momento de festa”, recordou o bispo com brilho no olhar. “Íamos desembrulhando dos jornais cada personagem e ficávamos na expectativa de qual seria o próximo”, disse dom Gilberto, mencionando que a montagem do presépio é um momento oportuno e eficaz de catequese com as crianças.

Dom Gilberto visitando o presépio natural da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Gilberto visitando o presépio natural da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. (Foto: Patrícia Silva)

Como bom observador, o bispo deu algumas sugestões ao padre, inclusive de colocar pintinhos, na noite de natal, no espaço ao ar livre onde foi montado o presépio, para dar ainda mais vivacidade aquele ambiente. Com isso o bispo elogiou os membros da paróquia pela iniciativa e criatividade na hora de preparar o espaço que demonstra o local onde Cristo nasceu.

Após este momento os dois foram para a sala de confissões, local onde aconteceu a conversa sobre a realidade em que vive o padre Luciano e, em seguida, dom Gilberto presidiu a celebração do crisma, animando os jovens e convidando-os a permanecerem dos serviços de evangelização. “Estamos na quarta semana do advento e é preciso abrir a porta para que o Senhor entre. A porta é a nossa vida. O Espirito de Deus que vocês receberam hoje, nos faz novas criaturas. Receber o Espírito Santo é dar a ele a liberdade plena para que Ele possa agir em nossa vida, tornando-nos seres comprometidos com o reino”, disse o bispo aos jovens.

No final da celebração o bispo foi homenageado. (Foto: Patrícia Silva)
No final da celebração o bispo foi homenageado. (Foto: Patrícia Silva)

Dom Gilberto ainda recebeu algumas homenagens durante esta noite, que teve início desde a acolhida, antes da celebração, feita através de uma apresentação da Banda Municipal Padre Cícero, e no final da Santa Missa, com uma coreografia apresentada pelos jovens da paróquia, sendo concluída com uma procissão onde uma jovem carregava a imagem do Nossa Senhora da Esperança por debaixo de um manto azul que seguia desde o meio da Igreja até próximo ao altar. Em cima do manto havia pétalas de rosas que caiam sobre a imagem de Nossa Senhora quando ela passava. Na frente do altar o bispo recebeu a imagem, presente da comunidade para ele, e rezaram juntos pelo seu pastoreio e por toda a diocese de Crato.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts