Durante a missa dominical deste dia 19 de novembro, as 6h30, presidida pelo bispo dom Gilberto Pastana na capela do Seminário Diocesano São José, em Crato, cinco seminaristas da diocese de Crato foram admitidos às Ordens Sacras. Todos cursam o último ano de Teologia.
De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.
“Certamente para vocês é um passo em sua vida cristã, não um passo buscando glória e reconhecimento da sociedade, mas passo na vivência dos dons, na entrega de sua vida, para servir, sobretudo, aos pobres, os proferidos de Deus. Servindo aos pobres estaremos servindo ao Senhor, a partir dos dons que Ele deu a cada um de vocês”, disse dom Pastana aos aspirantes ao sacerdócio Árysson Rodrigues Magalhães, Carlos Aguiar Terto Gonçalves, Francisco José Bezerra de Sousa, Francisco Rafael Félix de Sousa e Jeferson dos Santos Pereira.
O ritual aconteceu após a homilia. O bispo convidou cada um dos candidatos à frente para confirmarem o desejo de receberem, oportunamente, a ordenação presbiteral. O bispo acolheu, em nome da Igreja, o propósito, inspirado por Deus, de cada um.
Momento de muita alegria e gratidão a Deus, assim definiu esse momento o aspirante ao sacerdócio, Rafael Sousa. “Com esta celebração entendemos que a Igreja acolhe, reconhece o nosso desejo de servir a Cristo na pessoa dos nossos irmãos. É mais uma confirmação do chamado de Deus em nossa vida”, afirmou.
A missa, concelebrada pelo monsenhor José Honor e os padres Acúrcio Barros, José Vicente Pinto, Wesley Barros e José Ricardo, foi concluída com a entronização da imagem jubilar da padroeira do Brasil ao centro do altar, abaixo da imagem de São José. A imagem foi adquirida no dia 12 de outubro de 2017, em Aparecida- SP, por ocasião do ano jubilar pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.
Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)









