O mês de junho teve um início especial para os padres, diáconos, seminaristas e leigos que exercem missão nas romarias de Juazeiro do Norte, pois o bispo dom Gilberto Pastana assessorou uma formação neste sábado, dia 3, no Círculo Operário São José, onde foi refletido o tema “Jubileu é Romaria: Santuário, lugar de acolhida e oração”.
Este primeiro encontro realizado em unidade com os membros da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Paróquia São Francisco das Chagas e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, teve como objetivo preparar todos os envolvidos com as romarias para acolher bem os peregrinos que vêm a Juazeiro alimentar a sua fé. “Nós precisamos, a cada dia, melhorar mais o acolhimento dos romeiros para que eles possam fazer a experiência de Deus, para que eles possam se sentir amados pelo Senhor e saírem daqui revigorados, reabastecidos, quer seja pela palavra de Deus, que seja pela experiência que eles farão”, disse dom Pastana que teve um formação voltada à preparação da pessoa no que tange a temática espiritual e religiosa do acolhimento.

O ciclo de romarias que terá início próximo mês, por ocasião dos 83 anos de morte do padre Cícero, seguindo até fevereiro de 2018, será o primeiro em que dom Gilberto participará como bispo diocesano e a expectativa é que a troca de experiência reflita em um resultado positivo para os romeiros. “Uma das grandes características do nosso bispo é que ele gosta desse trabalho de formação, de estar com o povo levando todos a uma reflexão de que o bispo também se faz presente. Então só em ele estar conosco nessa formação e provocar a partir de sua metodologia pastoral, esperamos que ele possa aprender com a experiência de romaria. Será uma troca de experiência onde juntos queremos fazer o melhor para bem acolher nossos romeiros”, disse o pároco da Basílica, padre Cícero José da Silva.
A novidade do encontro também gerou boa expectativa nos agentes de pastorais que enxergaram na oportunidade um espaço de ampliação do conhecimento. “Aqui adquirirmos mais conhecimento, envolvendo todos que trabalham nas romarias. A partir de agora esperamos mais entrosamento em nossos trabalhos, sentindo a força de cada um”, disse Raimunda Pereira, secretária da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

É importante ressaltar que já existe na diocese de Crato uma comissão que trabalha a unidade dos centros de romarias, ou seja, hinos, temas e livros são elaborados em comunhão para que os peregrinos que estejam na espacialidade de Juazeiro do Norte possam ser contemplados com esta unidade, em qualquer dos lugares que ele considere sagrado. A partir da formação de hoje todas as pessoas envolvidas nos diversos trabalhos que envolvem os romeiros devem estar também nessa comunhão.





