Ação pelo cuidado da casa comum foi realizada neste final de semana

Compartilhe:

Na Carta Encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum, o Papa Francisco afirma que “precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e tem impacto sobre todos nós. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da casa comum” (p. 16).

Impulsionados por esta afirmação do Santo Padre, as paróquias pertencentes a Forania II, da Diocese de Crato, realizaram na manhã deste domingo, 03 de abril, um momento de reflexão sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2016. O ato teve o objetivo de pedir socorro à população pelo Riacho das Timbaúbas, localizado em Juazeiro do Norte- CE.

No percurso da caminhada, que durou aproximadamente duas horas, saindo do bairro Limoeiro em direção ao Timbaúbas,  as centenas de participantes, entre crianças, jovens e adultos, levaram faixas e cartazes no intuito de conscientizar a população sobre a questão do lixo e a responsabilidade que todos tem de cuidar do espaço em que se vive.

Participantes recolhendo o lixo encontrado nas ruas. (Foto: Josefa Costa)
Participantes recolhendo o lixo encontrado nas ruas. (Foto: Josefa Costa)

Chegando ao córrego das Timbaúbas o cenário de água parada e lixo dominava a paisagem. Ali foi feita uma das paradas com o intuito de conscientizar a população sobre proposta pela Campanha da Fraternidade 2016, que este ano traz como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”.

O lixo encontrado no caminho como pneus, papéis, garrafas, latas foram recolhidos pelos participantes. Segundo a organização 10 sacos grandes foram cheios de lixo até o final da caminhada, sendo deixado em um espaço próprio no bairro.

Chegando a Praça das Timbaúbas, o coordenador diocesano de pastoral, Padre Vileci Basílio Vidal, fez um momento de oração e recordou os preceitos ecológicos deixados pelo Padre Cícero, abençoou sementes de girassol e pau brasil que foram entregues aqueles que acompanharam o trajeto.

Encerramento da caminhada. (Foto: Josefa Costa)
Encerramento da caminhada. (Foto: Josefa Costa)

Além desta ação, um abaixo assinado está sendo feito reivindicando saneamento básico para o bairro e a revitalização do córrego. As assinaturas estão sendo recolhidas pelos representantes das paróquias de Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu.

Com informações da Pastoral de Comunicação da Paróquia São José do Limoeiro.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts