Abertura da Romaria de julho conecta fiéis em live com Dom Gilberto

A Diocese de Crato, por meio da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, abriu oficialmente a Romaria dos 86 anos de falecimento do Padre Cícero Romão Batista, nesta sexta-feira, dia 17 de julho. O evento religioso acontece excepcionalmente de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus até o próximo dia 20, com acesso totalmente gratuito pela TV Web Mãe das Dores e redes sociais da Basílica Santuário, com retransmissão no canal do Youtube da Diocese de Crato e redes sociais.

Além das celebrações eucarísticas, dos momentos orantes, culturais e formativos, a programação de abertura incluiu live especial (transmissão ao vivo) no Instagram com presença do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Ele foi entrevistado sobre a “importância do Padre Cícero para o Sul do Ceará”.

A live com Dom Gilberto também marcou os quatro anos da chegada dele às terras do Cariri, em 17 de julho de 2016, quando foi enviado pelo Papa Francisco para exercer o ministério como bispo coadjutor, auxiliando Dom Fernando Panico, hoje emérito, nas atividades pastorais. Na missa solene na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, na qual foi apresentado canonicamente ao povo, disse que sua intenção era “fazer da Igreja de Crato ainda mais discípula, missionária, profética, romeira e misericordiosa”, ou seja, reforçar o trabalho já desenvolvido, especificamente nas romarias, “motivos de encontro e de celebração”.

Interação dos romeiros via Instagram. Foto: Reprodução

“Nestes quatro anos procuramos dar visibilidade a partir da própria vida do povo, por isso temos incentivado: cada cristão tenha referência a própria vida comunitária, onde ele se identifica e cresce como filho de Deus e como ele faz também os outros crescerem. Isso envolve os padres, o nosso bispo emérito e todas as lideranças que fazem parte dessa igreja”, afirmou Dom Gilberto.

Durante a transmissão ao vivo, o pastor diocesano citou que a missão do Padre Cícero ficou “bastante solidificada na vida do povo”, principalmente pelo estilo de “educar para a liberdade, para a consciência, para a participação e para o discipulado de Cristo”.

Na sequência, abordou outros aspectos importantes, como o de propagador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, por meio das renovações, reforçando que a principal característica do sacerdote estava em “sentir os apelos de Deus e concretizá-los na vida do povo”.

Interação dos romeiros via Instagram. Foto: Reprodução

Entre os assuntos abordados na live, também estava a viagem feita por Dom Gilberto a Roma, na Itália, em seis de junho de 2018. Na ocasião, ele presenteou o Papa Francisco com uma lembrança do Padre Cícero. “O Papa recebeu com carinho, e tudo isso é fruto da expressão da religiosidade e de como o Padre Cícero é presente na vida das pessoas. E a gente se emociona”, disse.

A live completa pode ser revista no Youtube e nas redes sociais da Basílica Santuário e da Diocese de Crato.

Reprodução/Instagram

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação