Abertura da 21ª Assembleia de Pastoral do Regional NE I reúne bispos, padres, religiosos e leigos do Ceará em Iguatu

Compartilhe:

Com banda de música e grupo de pífano bispos, padres, religiosos e leigos do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, foram acolhidos na hoje, 8 de outubro, na abertura da 21ª Assembleia de Pastoral que acontece em Iguatu- CE.

As representações do Regional, vindos de todas as partes do Estado, participaram, após a acolhida, de um momento de espiritualidade com a entronização da imagem de São José, padroeiro da Diocese de Iguatu, no auditório do Hotel Diocesano. O Ofício Divino das Comunidades contemplou o momento de oração.

Mesa solene de abertura da assembleia. (Foto: Vanusa Linhares)
Mesa solene de abertura da assembleia. (Foto: Vanusa Linhares)

Em seguida foram convidados a comporem a mesa solene de abertura da assembleia Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, presidente do Regional, Dom Ângelo Pignoli, vice- presidente, Dom Antonio Roberto Cavuto, secretário, Dom Edson Castro Homem, Bispo da Diocese de Iguatu, Ir. Rosália Alencar, secretária executiva, Pe. Manfredo Oliveira e Pe. Júnior Aquino, assessores do encontro.

Logo mais foram dadas as boas vindas aos aproximadamente 150 participantes, pelo bispo anfitrião Dom Edson, e apresentado o objetivo da assembleia que segundo o secretário Dom Cavuto, é promover uma avaliação da caminhada dos últimos quatro anos, e a escolha de dois desafios da realidade atual, assim como o planejamento das atividades para que se alcance o objetivo no próximo quadriênio (2016- 2019), considerando e respeitando as realidades de cada Diocese.

A Diocese de Crato também participa da assembleia e neste primeiro dia, no momento da recordação da vida Gelmar Bezerra recordou a caminhada diocesana. (Foto: Vanusa Linhares)
A Diocese de Crato também participa da assembleia e neste primeiro dia, no momento da recordação da vida, Gelmar Bezerra recordou a caminhada diocesana. (Foto: Vanusa Linhares)

“Já que somos um sinal de Igreja viva, vibrante e missionária daremos continuidade aos nossos trabalhos, avançando na misericórdia. Em comunhão com a Igreja do Brasil, nosso regional traz como objetivo geral desta assembleia evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como uma igreja discípula e missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela palavra e eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida”, afirmou Dom Cavuto.

Neste primeiro dia do encontro também foi feita memória da 20ª assembleia que aconteceu em 2011 na Diocese de Crato e apresentada a avaliação das urgências pastorais do regional.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts