Pelo 45º quinto ano, a Paróquia São José do Limoeiro, de Juazeiro do Norte, está em clima festivo. A comunidade festeja o seu padroeiro São José.
A festa iniciou no último dia 09, quando aconteceu a tradicional abertura com o hasteamento da bandeira e o discurso mais que esperado da querida Irmã Neli Sobreira (fundadora do Bairro Limoeiro, onde se localiza a Paróquia).
As novenas iniciaram dia 10 e vão até o dia 18, acontecendo todos os dias procissões, organizadas pelas comunidades, setores e movimentos que compõem a Matriz de São José, seguida da celebração e quermesse.

Para realização da festa, o pároco, padre José Adelino Dantas, conta com o apoio de aproximadamente duzentas pessoas de diversas pastorais, que nessa época se articulam nas mais distintas tarefas, que vão desde organização litúrgica ao atendimento nas quermesses, de modo a garantir aos fieis um misto de oração e lazer.
Geane Souza, da comunidade Nossa Senhora das Mercês, disse estar muito feliz com a participação de seu setor, que arrastou centenas de pessoas na procissão saída do Bairro Timbaúbas, no dia 15, cujo tema foi a “Família Sagrada: José Maria e Jesus”.
O padre José Adelino também disse estar muito feliz com a participação das comunidades no tocante à religiosidade. Tendo cada setor procurado envolver-se da melhor maneira nas dinâmicas litúrgicas, propostas nas noites cabíveis a cada uma.
Além de ser um momento de vivência religiosa e exercício da fé, a festa de São José também tem um tom especial, por ser um momento de esperança para o nordestino, que tem no dia 19 (dia em que São José é festejado), um marco para um inverno vindouro ou não. Este ano, a felicidade típica do sertanejo toma conta dos paroquianos devido às chuvas que têm banhado o solo caririense. Faz parte da cultura popular, associar esse período chuvoso às bênçãos do Santo Padroeiro. Agora resta aos fieis de São José rezar para que o dia 19 seja de chuva farta.
Texto e fotos: Pascom/PSJL







