A juventude se encontra aqui: Diocese de Crato acolhe Ampliada Nacional da PJ

Compartilhe:

Uma diversidade de sotaques, uma riqueza de culturas. Assim foi a abertura da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) no entardecer deste domingo, dia 22.

Numa experiência grandiosa de partilha, os mais de 120 delegados, representando os 18 regionais, além de convidados e equipe de trabalho revelaram o rosto Deus, sendo cabeça, coração, mãos, braços e pernas de Jesus para levar esperança à juventude que clama por vida e dignidade.

– Muita gente vindo de todos os lugares. A Pastoral da Juventude se alegra muito em poder realizar este momento. E, nós, enquanto Diocese de Crato, mais ainda. Isso serve, com certeza, para animar, renovar nossa esperança que, para muitos, outrora, era desacreditado. Hoje nós conseguimos concretizar algo que lá atrás foi sonhado, foi rezado e hoje está dando início à preparação e planejamento para a juventude do nosso país. A diocese acolhe com sabedoria e muita reza tudo isso – disse Licaon Rocha, coordenador diocesano da PJ.

(Jovens de todos os regionais da CNBB se reúnem no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, para traçar os novos rumos da PJ. Foto: Patrícia Mirelly)

A santa missa teve início às 17h, logo após os jovens trazerem elementos para a vivência dos objetivos da Ampliada, espaço maior de deliberação da PJ do Brasil. Símbolos e frutos da evangelização das juventudes pelo país também foram ofertados. A abertura foi inspirada no tema “Romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida”.

– Estamos muito felizes de estar aqui, nesta terra, neste chão. Ao povo do Cariri e do Nordeste, nós somos gratos por toda a esperança, expectativa que circundam a celebração. É um processo de deliberação, de escolha, de rever os passos e enxergar os novos horizontes e caminhar rumo aos novos horizontes da civilização do amor – desejou Carlos Andrade, coordenador nacional da PJ.

(Santa missa foi presidida por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano. Foto: Patrícia Mirelly)

O bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, presidiu a Santa Eucaristia, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Penha. Em sua homilia, deteve-se no chamado de Jesus aos apóstolos: “Segue-me”. Dirigindo-se especialmente aos jovens, disse que esse seguimento requer “renúncia às ideologias e outras realidades”.

O primeiro dia da Ampliada terminou com aprovação de regimento e apresentação dos objetivos e caminho metodológico. Este roteiro será vivenciado durante toda semana, quando a PJ do Brasil vai avaliar sua ação evangelizadora e pensar pistas de ação para os próximos três anos de caminhada.

(Encontro da Pj acontece no Centro de Expansão, em Crato. Foto: Patrícia Mirelly)

*Com informações da PJ Nacional

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts