“A Igreja só será jovem quando o jovem for igreja!”: 367 jovens recebem sacramento da Crisma em Juazeiro do Norte

Foram ao todo trezentos e sessenta e sete (367) fiéis – entre jovens e adultos, que receberam o Sacramento da Crisma, neste domingo (17), em Juazeiro do Norte. Para que isso acontecesse, as turmas foram divididas em duas celebrações eucarísticas, todas presididas por dom Gilberto Pastana e concelebradas pelo pároco, padre Cicero Leandro, na Igreja Menino Jesus de Praga. De acordo com a coordenação de Catequese, foram formadas 12 turmas nas comunidades e somadas ao grupo da sede, receberam a formação desde o início de março deste ano.

Vendo-se, fracos e insignificantes, os crismandos pediram a descida dos dons do Espirito Santo, para que a sua luz venha a iluminar e irradiar o seu coração e a sua caminhada, dando-lhes uma fé viva e renovada. O desejo de um novo tempo estava estampando em suas camisetas, onde trazia uma frase de São João Paulo II para a juventude: “A igreja só será jovem quando o jovem for igreja”.

Durante a homilia, o bispo diocesano chamou a atenção para as palavras de Jesus que diz “levantai a cabeça!”. Dom Gilberto explicou que o cristão é aquele que sempre anda de cabeça erguida, pois reconhece a presença de Deus em sua vida: “É o Senhor que o conduz. E hoje, crismandos e crismandas, de uma mais forma privilegiada, recebem o Espírito Santo de Deus em suas vidas”, disse. Ainda em sua reflexão o bispo falou sobre a meta do Cristão, uma vez conduzidos pelo Espírito de Cristo é levado a buscar incessantemente o Reino. “Não estamos aqui por acaso, e para o cristão a meta final é para onde Deus nos conduz. E quando somos conduzidos pelo Senhor devemos ter a certeza e a segurança que ele nos conduz para o seu reino. A condução da nossa vida, por Deus, faz nascer em nós a esperança e a coragem para enfrentar as adversidades e o contraditório do reino, e lutar pela chegada, pelo advento do Reino. Que bom quando somos conduzidos pelo Senhor, e a razão do Espirito de Deus em nossas vidas é isso. Se nós permitimos que ele entre em nossa vida, Ele nos conduz”, ressaltou.

Gesto Concreto

Neste domingo, o 33º do Tempo Comum, a igreja do mundo todo celebrou o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 2016. Em sua mensagem para este ano, o santo padre exortou: “Ao aproximar-se dos pobres, a Igreja descobre que é um povo, espalhado entre muitas nações, que tem a vocação de fazer com que ninguém se sinta estrangeiro nem excluído, porque a todos envolve num caminho comum de salvação. A condição dos pobres obriga a não se afastar do Corpo do Senhor que sofre neles. Antes, pelo contrário, somos chamados a tocar a sua carne para nos comprometermos em primeira pessoa num serviço que é autêntica evangelização”.

Vivenciando concretamente esta data, desde a manhã do domingo, a paróquia Menino Jesus de Praga celebra em comunidade este dia. Logo cedo, um café partilhado foi oferecido ao lado da igreja. Ao longo de alguns dias as comunidades e todos os paroquianos arrecadaram alimentos para cestas básicas. Estas foram distribuídas a algumas famílias durante as duas celebrações. Ao todo, quase dez famílias foram assistidas.

Texto e fotos: Mychelle Santos (Colaboradora)