“A Igreja é viva, a Igreja é jovem!”

Compartilhe:

Com entusiasmo e muita alegria, próprios do ser juvenil, centenas de jovens da Forania II (Juazeiro, Barbalha e Caririaçu), pertencente à Diocese de Crato, celebraram na tarde do dia 8 de novembro, o Dia Nacional da Juventude- DNJ, em Juazeiro do Norte- CE.

O DNJ acontece a nível nacional no último domingo do mês de outubro, mas por neste ano coincidir com a data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a coordenação diocesana preferiu adiar a comemoração dando a possibilidade do maior número de jovens participarem.

Jovens na Praça Pe. Cícero participando do DNJ. (Foto: Henrique Oliveira)
Jovens na Praça Pe. Cícero participando do DNJ. (Foto: Henrique Oliveira)

O evento refletiu o tema “Juventude construindo uma nova sociedade”.

E como o jovem pode construir uma nova sociedade? A jovem Marília Farias, da Comunidade Católica Shalom, responde: “Isso pode acontecer a partir do momento em que a juventude se insira na sociedade, sendo um cristão ativo, consciente, participativo e principalmente quando ele faz valer os valores cristãos no meio em que vive”.

A programação do evento contou com caminhada, louvor, diálogo sobre a temática, Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentações teatrais e muita música. Marília completa citando o Papa Francisco, “onde tem jovem tem barulho, um barulho santo”.

Confira um dos momentos do show com a Banda Nova Órbita:

30 anos

Criado em 1985 pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o DNJ em 2015 completou 30 anos. Em todas as edições ele traz temas de relevância social e hoje é assumido não só pela Pastoral da Juventude, mas por todo o Setor Juventude gerando unidade entre os carismas juvenis.

Nele o jovem é protagonista. Recebem as orientações dos padres referenciais e dos assessores, mas são as ações deles que mostram o rosto jovem da igreja, através da organização estrutural, reflexões, apresentações.

Confira a coreografia apresentada pela Comunidade Nossa Senhora do Carmo, pertencente à Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte:

Para o Pe. Antônio Romão, vigário da Basílica Nossa Senhora das Dores, que presidiu a Santa Missa, o papel da juventude é essencial na dinâmica de evangelização da atualidade. “Diante do contexto em que estamos é necessário que os jovens estejam engajados no âmbito religioso, pois deles vai depender o futuro da Igreja”, disse.

Igreja em Saída

Em comunhão com a dinâmica da Igreja em Saída, proposta pelo Papa Francisco, um detalhe especial foi colocado na programação do DNJ 2015. Após a caminhada que teve a concentração na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e culminância na Praça Pe. Cícero, um dos locais mais visitados do município, os jovens realizaram ali, ao ar livre, o diálogo sobre o tema, festejaram com o show, participaram da Missa e Adoração ao Santíssimo.

Momento da bênção do Santíssimo Sacramento. (Foto: Patrícia Silva)
Momento da bênção do Santíssimo Sacramento. (Foto: Patrícia Silva)

Segundo o membro da organização, Lucenildo Lima, a escolha da realização do DNJ na praça teve como objetivo motivar a juventude a estar em saída, no meio do povo. “Todos os movimentos devem ser missionários, devemos fazer com que Jesus se torne conhecido”, disse.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts