A exemplo do Bom Pastor, Dom Fernando leva a alegria do evangelho aos esquecidos

Compartilhe:

Hoje, 30, o bispo Dom Fernando Panico realizou uma visita pastoral aos doentes mentais que vivem nos leitos da Casa de Saúde Santa Tereza, em Crato- CE, levando, neste inicio da Semana Santa, palavras de ânimo e esperança aos internos e funcionários. O pastor diocesano buscou mostrar a presença de Cristo, sendo apoio no período delicado que a unidade esta passando, quando se fala em um possível fechamento por falta de recursos que viabilizem a manutenção da unidade.

A casa de saúde, que foi fundada em 21 de junho de 1970, é o único hospital psiquiátrico de referencia da região e acolhe cerca de 200 pacientes, entre homens e mulheres, não só do Ceará, mas também de estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Todos os internos são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de recursos que, segundo a diretora Luciana Abath, são considerados insuficientes para a manutenção do hospital que conta com 80 funcionários, fato este que leva a direção a tomar a decisão de fechar as portas, caso não aconteça uma mudança na situação.

Dom Fernnando visitando rezando com os internos da ala masculina. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernnando visitando rezando com os internos da ala masculina. (Foto: Patrícia Silva)

Diante desta realidade o bispo visitou todos os leitos, rezou com os internos, escutou as angustias dos funcionários e da direção do hospital. “Trabalho aqui há 28 anos e não consigo imaginar este hospital fechando as portas. 28 anos não são 28 dias e de repente você ver uma coisa se acabar, uma coisa que você ama, que você gosta. Tenho os pacientes aqui como meus filhos”, falou emocionada a Dom Fernando, Liduina Maria Nogueira, uma das funcionárias mais antigas da unidade,.

O bispo se mostrou solidário ao apelo e pediu para que todos tenham esperança. “A Semana Santa é tempo também do serviço. Eu estou aqui para servir a vocês, como Cristo, Bom Pastor, que cuida de suas ovelhas. Escuto as angustias vivenciadas e sinto em meu coração as suas dores. Meus irmãos, contem comigo, contem com o apoio da Diocese de Crato. Nós estamos aqui para sermos uma igreja, que luta pela causa do bem comum, que tem atenção aos esquecidos e marginalizados de nossa sociedade, para assim fazer a Páscoa acontecer na vida de todos”.

Santa Tereza 3

A presença do bispo provocou alegria nos aos internos que se alegravam em receber a atenção e o carinho doados a cada um, e também impulsionou os funcionários a trilharem as dificuldades encontradas no dia- a- dia como fala o diretor clinico do hospital, Dr. Joaquim Batista, médico clinico geral, que definiu esta visita como extraordinária. “Fiquei emocionado em ver tão importante figura vir até o nosso sofrimento, porque nós sofremos junto com os pacientes. Nunca esquecerei da humildade expressada por Dom Fernando. Este dia ficará marcado para sempre em minha memória”, afirmou.

Para a visita pastoral, que foi acompanhada pelo Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos,  pároco da Paróquia São José de Missão Velha. a Diocese ofereceu aos internos um lanche, propiciando um momento de partilha e convivência entre todos os envolvidos com a atividade missionária.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts