A espiritualidade da Cruz

Compartilhe:

Quem quiser ser meu discípulo e vir após MIM, tome sua cruz e ME siga. E quem quiser ME seguir, abrace livremente a sua cruz e faça desse abraço o seu caminho de LIBERDADE – quem quiser – de solidariedade fraterna, humildade que nos preserva da vaidade, obscurecendo na nossa mente os valores evangélicos e também nos liberta do orgulho, o grande pecado do mundo, destruindo o bem, a paz, a misericórdia e o perdão.

DEUS nos quer à sua imagem como semelhança, rezando e vivendo as grandes verdades de nossa FÉ contidas nesta oração em FORMA de CRUZ: a Paternidade Universal de Deus, direção vertical de nossa vida: a casa do PAI. E a direção horizontal da vida humana: NOSSO.

Somos todos filhos do mesmo PAI e igualmente irmãos. Ninguém é mais filho de DEUS do que os outros.

Não é fácil REZAR esta ORAÇÃO DO SENHOR. Precisamos de coragem para ABRAÇAR esta oração, a única que o Cristo ensinou aos seus discípulos.

Na sua intersecção – centro da figura geométrica – está a CABEÇA de CRISTO, a onisciência inspiradora da criação universal. E bem perto, o CORAÇÃO. Olhe para a Cruz. Foi por nós, porque nos ama.

A Cruz é um mistério; palavra grega cuja raiz nos mostra a significação do termo: estar oculto, ocultar-se para não ser visto. MAS CRER. A cruz nos envolve e pode nos plenificar na caminhada da vida e na vivência da Fé.

Além de mistério, a CRUZ é símbolo dos mais perfeitos, significativos e ricos nas mais antigas culturas humanas.

 Em CNOSSOS, Creta, foi encontrada uma cruz de mármore com data de 15 séc. antes de Cristo, o que nos leva a crer na sua existência bem antes daquela data.

A cruz é bem anterior à era cristã que a retrata como sinal de sofrimento, o mais terrível, – morte e ressurreição – Episódio de São Tomé.

A cruz é uma figura geométrica universal, das mais antigas e ricas em significações que somam ( + ), multiplicam ( x ) e dividem  ( ÷ ) as nossas chances de SER – CONHECER – AMAR sendo cada um de nós imagem como semelhança de Cristo.  Além da porcentagem ( % ) que nos pergunta o quanto nós participamos na distribuição do amor e da justiça de Deus e de Seus dons para todos os nossos irmãos.

Na história da Criação – 1º Cap. do 1º liv. da Bíblia – GÊNESES – os verbos estão na 3ª pessoa do singular ou plural e com alguma indeterminação do sujeito: FAÇA-SE A LUZ, e a LUZ foi feita e DEUS viu que a luz era boa. Naquele exato momento – tempo PLANK – Deus está nos vendo reunidos aqui nesta reflexão. Em DEUS não existem um antes e um depois. É a linguagem humana relativa, maneira cultural nossa de falar.

Nada existia: Nem tempo, nem espaço, nem luz, nem matéria clara ou escura, nem criaturas em sua diversidade de SER, CONHECER e AMAR. De repente, um inesperado e solene FAÇAMOS – 1ª pessoa do plural, abrindo-nos todas as possibilidades de realização = DEUS é LIBERDADE – Libertação porque é AMOR. E AMOR é a totalidade absoluta de toda perfeição possível e imaginável.

AMOR, por sua natureza significativa, não existe em UM SÓ. Por isso DEUS são, ou é, 3 pessoas: o PAI É – o FILHO CONHECE, o Filho que CONHECE o PAI; neste conhecimento SE AMAM – é o Espírito Santo: SER – CONHECER – AMAR.

A linguagem cultural humana não tem como expressar a natureza de Deus. As palavras são relativas, temporais, finitas em sua significação.

Diante desta realidade teológica, resta-nos perguntar: FAÇAMOS…. É um plural de autoridade? E Deus precisa desse recurso? Deixaria de ser Deus. É a humildade do Pai, no exercício de sua onipotência, valorizando a onisciência do Filho e a onipresença do Espírito Santo?

Ou o AMOR dos três, valorizando e prestigiando sua criatura amada, concedendo-nos boa parcela de qualificação responsável pelo privilégio da LIBERDADE?

Sem excluir outras hipóteses, sou mais o privilégio da LIBERDADE que nos abre um caminho da participação responsável no nosso crescimento e aperfeiçoamento até chegarmos à meta de sermos IMAGEM como semelhança de DEUS.

E a oração nunca será um momento de transferência de responsabilidade porque Deus não assume a nossa participação: ESTUDEM. Estudar é a cruz de cada um.

E esta decisão de DEUS – respeitar a nossa LIBERDADE – deu certo? Ou enveredamos por outros caminhos? Um momento de reflexão pode nos ajudar um pouco. Reflexão é olhar o espelho de nossa vida. É a vez de cada um olhar no seu espelho.

E o que fez o CRIADOR? Elaborou um projeto de libertação. É aqui que entra, na nossa vida, o mistério da Cruz, essa figura geométrica universal, resumo de todos os verbos em um só: AMAR, na versão da QUINTA-FEIRA SANTA.

Porque a Cruz é a síntese de todas as figuras geométricas universais e a mais rica em significação: CENTRO – CIRCUNFERÊNCIA – ÂNGULO – QUADRADO. Todos estão na CRUZ, como nas ciências humanas de cálculos de engenharia, geometria, astronomia, na aritmética nos sinais de soma e multiplicação e divisão e em muitos alfabetos das línguas.

Milhares e milhares de anos, antes do Cristianismo, a CRUZ era presença em muitas culturas humanas, como sinal de equilíbrio, direção, concórdia, amizade, cordialidade, união, fraternidade, solidariedade, saúde, benção, vida eterna, presença de amor. Milhões e milhões de crucifixos eternizam o gesto supremo do AMOR de Cristo por nós.

Além da figura geométrica e de orientação, a CRUZ é também um SÍMBOLO em cuja significação, atuam dois agentes. Duas palavras gregas: SIM = preposição COM e o verbo BOLEIN = lançar, arremessar, unir, juntar – separar para depois unir como prova de uma verdade.

As 5 letras de PEIXE dizem: JESUS CRISTO, Deus Filho, Salvador.

Foto: Reprodução

Os primeiros cristãos tinham no PEIXE um símbolo de Cristo

A cruz é um dos símbolos mais perfeitos e significativos e síntese dos outros quatro símbolos em todas as culturas, as mais antigas. Existem muitas lendas e crenças envolvendo a CRUZ e que não devem se confundir com a FÉ e a CIÊNCIA. Há uma dimensão cientifica, rica e diversificada, envolvendo a CRUZ, modelo de criação. A teoria da relatividade fala que o universo é curvo com a possibilidade de um encontro na evolução. Pela sua significação etimológica latina – UNI = uma só realidade se volta para nós – VERSO = UNIVERSO, a astronomia hoje já admite a existência de muitos (são milhões) a ponto de cunhar a palavra MULTIVERSO, de tantos que sejam. Mas sempre com a mesma tendência para a curvatura, sintoma de uma possível circunferência (360o graus).

A CRUZ, com duas linhas retas, na sua intersecção, forma 4 ângulos retos de 90o  = 360o = uma circunferência perfeita. O centro da cruz coincide, no encaixamento de suas duas linhas retas, com a cabeça de Cristo, a onisciência que criou o universo (multiverso) ao lado do coração que nos fala do seu AMOR.

AMAR é viver a plenitude da LIBERDADE que fez da decisão de CRISTO o centro da nossa salvação.

Estando para ser entregue e abraçando livremente a PAIXÃO…

E o que abraçamos livremente? Se assim não tivesse sido, ainda hoje estaríamos escravos dos infernos.

Numa crença, em diversas civilizações humanas, religiosas existe uma versão envolvendo a cruz de Cristo cuja madeira pertencia a uma árvore que Seth plantara sobre o túmulo de seu pai ADÃO.  Outra alude que a madeira da CRUZ de CRISTO tem sua origem na árvore da vida que DEUS plantara no centro do Paraíso Terrestre. Claro que não se pode provar a veracidade destas versões.

A CRUZ de Cristo, fincada na terra – lugar da caveira, em Jerusalém – atesta a grande verdade ensinada a todos que acreditam na RESSURREIÇÃO de CRISTO. A FÉ liberta. A crença fanatiza. O fanatismo é escravidão.

A CRUZ de CRISTO é símbolo eficaz da nossa segurança na caminhada para a salvação. Quem quiser ser meu discípulo tome sua cruz e me siga. Nesta cruz podemos sentir o AMOR de CRISTO carregando e perdoando nosso orgulho, fonte e origem de todo pecado: ódio, inveja, maledicência, vaidades, egoísmo e tudo quanto nos afasta dos caminhos de DEUS.

A CRUZ nos revela o poder do perdão que nos abre – ainda na terra – as portas da Salvação. A CRUZ nos estimula na construção da fraternidade solidária, alicerce do Reino de Deus. A CRUZ, como símbolo do Reino de Deus, favorece a união dos povos pela realização da justiça e da Paz, conforme o Salmo 84, 11-12 = a Verdade e o Amor se encontrarão – justiça e Paz se abraçarão. (Campanha da Fraternidade, 1996). Na CRUZ, Jesus Cristo carrega todo o peso negativo da maldade humana – não nos excluamos – do orgulho dos poderosos que se julgam donos da VERDADE, dos gananciosos, controladores das finanças e dos meios de produção, conforme Cântico de Maria SS.  quando Jesus Cristo fala do Reino de Deus e da sua justiça.

Ele vai até o extremo da Cruz, certeza de libertação e sinal / símbolo da Ressurreição. A CRUZ é o conteúdo da grande mensagem de PAULO = Nós vos anunciamos o CRISTO CRUCIFICADO.

Da minha parte, diria para encerrar: PLANTEM E FINQUEM, no chão da vida de vocês, a árvore da CRUZ, sinal símbolo do AMOR de DEUS nesta epopeia de libertação e solidariedade, firmes e decididos como se víssemos o invisível.

“Cruz e Ressurreição, os dois grandes momentos do Mistério Pascal e de toda vida Cristã.”

Para nós Cristãos, a cruz é a base onde se alicerça a nossa decolagem para a libertação e salvação, posse da vida eterna.

ESTUDEM!

NÓS SOMOS UMA CRUZ.

Foto: Reprodução

Adendo

A humanidade vive, nessa fase de Corona Vírus, um momento de Deus. Na sua infinita misericórdia, Deus nos oferece uma possibilidade – somos livres para construir a paz – de avaliar o comportamento da humanidade como um todo. O planeta terra, “nossa casa comum”, não é uma enfiteuse. Foi entregue à nossa liberdade para transformá-la em um paraíso onde todos possam viver felizes e seguros como filhos de um mesmo PAI: PAI NOSSO.

E a cruz nos ensina o caminho – quem quiser – e o valor e o poder do perdão. Estimula-nos a construir uma fraternidade solidária, alicerce do Reino de Deus onde justiça e paz se abraçarão ( Sl 84, 11-12. CF 1996).

Foto: Reprodução

A cruz é o grande instrumento de construção e aperfeiçoamento de nossa liberdade. Na cruz, Jesus Cristo carrega todo o peso da maldade humana: o orgulho dos poderosos que se julgam donos da verdade, a presunção e a vaidade dos gananciosos controladores das finanças e meios de produção. As quatro maiores fortunas do mundo faturam mais que todo o PIB anual da África inteira.

Penso colar bem, para essa realidade, o título de PANDEMIA SOCIAL, origem e raiz de todas as pandemias que, há séculos, afetam a vida humana. E matam.

Lembro aqui o cântico de MARIA, Mãe de Jesus: “Minha alma engrandece ao Senhor… Dispersou os homens de coração orgulhoso. Derrubou de seus tronos os poderosos…. Despediu de mãos vazias os ricos (Lc 1, 46-55).

Quando a solução de um problema depende da nossa liberdade, Deus respeita e não interfere. Está em jogo a meta de nossa vida: SER IMAGEM COMO SEMELHANÇA DE DEUS.

AS PALAVRAS EXISTEM A PARTIR DE SUA SIGNIFICAÇÃO

CAMINHO: Realização pessoal de vida, projeto de Deus, assumido livremente.

CONHECIMENTO: Relação entre sujeito e objeto – Posse.

CRENÇA: Poder MÁGICO que é visto agindo – Acredita porque vê

CRIATURA: Particípio futuro dos verbos latinos que não passou para o português – verbo CREÃRE = CRIAR.

CULTURA: Mesma situação anterior. Verbo Cólêre. Cultivo de modos de conhecer, ser, ver, viver, possuir, conforme cada cultura.

DISCÍPULO: DISC raiz do verbo aprender em latim. DISCERE aquele que quer APRENDER. Por isso ESTUDA.

FÉ: Aceitar como verdade, realidades invisíveis que agem e constroem o bem, a paz, a justiça, sem magia, com responsabilidade.

HUMANIDADE: Raiz de Humus = Barro, pó da terra transformado, pela fotossíntese, em alimento.

LIBERDADE: Responsabilidade que nos faz agir na realização de nosso projeto de vida elaborado por DEUS e assumido por nós.

MISERICÓRDIA: Coração que se compadece, ajuda e ama.

MISTÉRIO: Raiz do verbo grego MÎO = Inexplicável, mas com força de Ser.

PERDÃO: reconhecer-se necessitado, por isso não procura os caminhos da vingança e do ódio e da intriga.

PERFEITO: Feito na totalidade de seu acabamento. Não precisa de acréscimo.

SIGNIFICAÇÃO: Palavras latinas = fazer um sinal de comunicação.

SINALIZAÇÃO: Palavras portuguesas, ajudam no trânsito.

SÍMBOLO: Preposição COM em grego = SIM + BOLEIM verbo grego = arremessar para UNIR – requer dois sujeitos agentes.

SINAL: uma realidade que nos atinge pelos sentidos físicos e nos lembra outra realidade.

SOLIDARIEDADE: do adjetivo sólido.

UNIDADE: qualidade do ser um só sem repetição nem divisão.

UNIVERSO: Uni = um = Verso = que se volta – Multiverso.

INTERPRETAÇÕES DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

SOMA: ( + ) (Deus e você) aumenta a paz 5 + 5 = 10

SUBTRAÇÃO: ( – ) SUB = para baixo – diminui, zera: 5 – 5 = 0

MULTIPLICAÇÃO: ( X ) Deus, você e os outros. Sempre aumenta: 5x 5 = 25

DIVISÃO: ( ÷ ) 5 ÷  5 = 1. Cristo e você vivem e constroem solidariedade ( ÷ ) O ponto de cima: cabeça de Cristo. O ponto inferior: Cristo usando nossos pés para servir.

SINAL DE IGUALDADE: ( = ) Igualdade eterna e infinita da SANTÍSSIMA TRINDADE, imagem como semelhança de Deus entre nós.

PORCENTAGEM: % – com quanto participamos na distribuição dos amor e da justiça de Deus, de Seus dons para nossos irmãos.

Por: Monsenhor José Honor Brito Filho

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts