No dia em que a igreja fez memória a São Francisco Xavier, padroeiro das missões junto á Santa Terezinha do Menino Jesus, a comunidade que leva o nome da pequena flor do Carmelo se reuniu para um momento especial e memorável. Na noite desta terça-feira (03), o bispo diocesano presidiu a celebração e abençoou o terreno onde será construída uma capela em honra a Santa Teresinha. A comunidade pertence ao território da paróquia Nossa Senhora da Fátima, em Crato.
A ausência de um templo fixo não foi motivo para não celebrar a Palavra e a Eucaristia. Há quase oito anos, desde a sua criação, a comunidade se reúne e reza junta. Todos os meses, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, a comunidade reza a santa missa, ou mesmo a celebração da palavra. Sem lugar certo, em cada mês a missa ou celebração foi realiza nas casas dos moradores da comunidade. Outro costume é se reunir para rezar o terço das famílias, realizado uma vez por semana.
Foi em um dos momentos da recitação do terço que a comunidade se organizou e decidiu arrecadar fundos para adquirir um local onde pudessem erguer a capela da comunidade. A fé e o trabalho comunitário deram frutos. Foi o que contou Antônio Rodrigues, membro do conselho da comunidade. “Um sonho que temos transformado em realidade. Foi um período de quatro anos até conseguimos comprar este terreno. Nesse tempo nós nos reunimos, fizemos festa, ações, para enfim no mês de julho conseguíssemos comprar este terreno”, contou Antônio. O terreno já é local de celebração. Segundo Antônio a própria festa da padroeira, deste ano, já foi celebrada no local. “Em agosto nós realizamos a primeira missa aqui. Esse ano a festa da nossa padroeira, Santa Teresinha já aconteceu aqui no nosso terreno, e de Deus quiser em breve iremos construir a nossa capela. É uma alegria para todos nós da Comunidade”, disse.
Durante a homilia o bispo diocesano deu ênfase à verdadeira vivência comunitária. “A comunidade não começa pelo prédio, pela estrutura física, mas pelo encontro de um povo. O que faz a comunidade não é o aspecto físico é o desejo das pessoas escutarem o senhor é vivenciarem esse ensinamento”, explicou Dom Gilberto. Além da benção do terreno, a comunidade preparou garrafinhas de água que foram distribuídas para todos os presentes, e benzida pelo bispo. Ao final da celebração uma placa foi descerrada para marcar este momento histórico para a Comunidade Santa Terezinha.
Texto: Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação
Fotos: Diocese de Crato e Pascom Paróquia Nossa Senhora de Fátima













