Juventude se prepara para a Missão Jovem

Compartilhe:

Um jovem que participa de um grupo ou pastoral tem a mesma vivência que qualquer jovem de sua idade, a diferença, no entanto, está na experiência de viver uma convicção que não o deixa vulnerável às influências externas e, o ápice dessa diferença, acontece no momento em que se transforma a experiência na vivência do dia a dia. Em outras palavras, é a confiança em Deus, em comunhão com a sociedade, que vai criar a aliança entre Deus e o povo. Ser missionário, portanto, é garantir a aliança de Deus com o mundo.

A reflexão é do padre Vileci Vidal, coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Crato, que conduziu a parte formativa do primeiro encontro em preparação a Missão Jovem, promovido pelo Setor Juventude, que aconteceu hoje, 23, em Juazeiro do Norte e contou com uma programação que iniciou às 9h, no Edifício Dom Pires, próximo à Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Segundo a coordenadora da Pastoral da Juventude, Muriel Silva, o objetivo da primeira formação foi apresentar o sentido de missão e do ser missionário àqueles que desejam participar da “Missão Jovem”, marcada para acontecer de 13 a 17 de janeiro do próximo ano nas cidades de Baixio e Santana do Cariri. De acordo com Muriel, a dinâmica proposta é diferente daquelas normalmente vista em missões, devido abordar duas realidades “tão próximas, porque se baseiam na agricultura e tem como dificuldade a seca por exemplo, e ao mesmo tempo tão distintas, devido a religiosidade particular de cada lugar”.

Jovens na primeira formação sobre a Missão Jovem. (Foto: Patrícia Mirely)
Jovens participando da primeira formação sobre a Missão Jovem. (Foto: Patrícia Mirely)

Para o diretor espiritual do Setor Juventude, padre Cícero José da Silva, a expectativa é que os jovens se sintam motivados a responder ao chamado de Deus de serem missionários, jovens evangelizando jovens. “Nós, enquanto Setor Juventude, estamos respondendo ao chamado da Igreja e também da nossa Diocese que nos caracteriza como uma Diocese Romeira e Missionária, e a expectativa é de que os jovens também possam responder a este chamado”.

O encontro contou com representação de jovens dos diversos carismas juvenis presentes na Diocese de Crato e também com a participação da Irmã Gizele Barboza, pertencente à Congregação das Irmãs Paulinas, de Fortaleza, que vai acompanhar os jovens durante a missão. A próxima reunião está marcada para outubro. Os jovens interessados em participar, devem procurar o setor juventude diocesano ou os grupos e pastorais juvenis de suas respectivas paróquias.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts