Primeira turma do diaconato permanente completa 13 anos de ordenação

Compartilhe:

Fundada na década de 90, pelo bispo Dom Newton de Holanda Gurgel, a Escola Diaconal São José, da Diocese de Crato, já ordenou ao longo de sua história 16 diáconos, sendo da primeira turma seis, que completaram 13 anos de ordenação nesta última segunda- feira, 10.

Para o Diácono José Alexandre da Costa, que faz parte da primeira turma ordenada, o chamado ao diaconato permite que ele seja feliz em sua vocação. “Dou graças a Deus pelo chamado ao diaconato permanente. Quero servir a minha amada igreja”.

O diaconato é o primeiro grau da ordem e pode ser conferido a homens casados. É missão do diácono permanente auxiliar o bispo e o presbítero na proclamação do evangelho, na preparação das oferendas do altar, presidir a Celebração da Palavra e pregar o Evangelho, celebrar exéquias, celebrar batizados, assistir a casamentos e dar bênçãos mais comuns que o povo solicita dos ministros ordenados.

Fizeram parte da primeira turma de ordenados a diáconos permanentes os diáconos: José Alexandre da Costa, Francisco de Assis Brito, José Oliveira Cavalcante, Luiz Gonzaga Araújo, Francisco Casado, Domingos de Oliveira.

Escola Diaconal

A Escola Diaconal é a instituição responsável pela formação dos diáconos em uma diocese. Na Diocese de Crato ela é coordenada pelo Diácono José Oliveira Cavalcante, conhecido como Diácono Cory, tendo como reitor o Pe. José Vicente Pinto de Alencar.

O diácono permanente não permanece membro da escola diaconal, pois uma vez ordenado, assume a sua vida pastoral nos serviço ao Povo de Deus, voltando a ela caso seja solicitado que facilite alguma disciplina.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts