Tradicional Coroação de Nossa Senhora, na cidade de Crato, reflete o dogma da Assunção de Maria

Compartilhe:

Encerrando o mês de maio centenas de fiéis participaram na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, durante a noite desta sexta- feira (31), da tradicional Coroação de Nossa Senhora que, neste 119º ano, trouxe como tema o dogma da Assunção de Maria.

A encenação aconteceu em um palco grande, de quatorze metros de largura por oito de altura, que ocupou toda a calçada da Igreja, remetendo aos fiéis a grandiosidade da verdade de fé sobre a vida da Mãe de Jesus que eles estavam celebrando. Os três andares ornados com a presença de quarenta e sete anjos, entre crianças, adolescentes e jovens, fazia referencia ao céu, especialmente pelo azul e branco do tecido que o envolveu.

Para que todos tivessem a consciência do que estava sendo celebrado, jovens da Companhia de Teatro Corifeus fizeram duas encenações: uma com os profetas Elias e Isaias, que em suas profecias falam sobre Maria, e outra com os apóstolos explicando o dogma da Assunção, tendo em vista que, de acordo com a fé católica, eles presenciaram Maria sendo elevada ao céu.

E falando sobre a elevação, foi assim que imagem apareceu no cenário da Coroação. Através de um efeito especial, após as apresentações teatrais, ela surgiu no primeiro andar e foi subindo até o terceiro, onde tinha um espaço de destaque reservado.  Ao som de um hino Mariano, a coroa foi sendo colocada em sua cabeça, arrancando aplausos e lágrimas dos devotos que, atentamente, da Praça da Sé, participavam da celebração.

“Toda promessa de Deus se realizou na pessoa de Jesus e a Assunção de Nossa Senhora, no tempo cristão, é a realização da promessa de Deus. A ressurreição de Jesus e a Assunção de Nossa Senhora são exatamente a comprovação da realização destas promessas”, explicou o padre José Vicente Pinto, cura da Catedral.

Após a Coroação todos se consagraram à Nossa Senhora.

Preparativos

Foram duas semanas intensas de ensaios com todos que se envolveram com a parte teatral da Coroação que, pelo segundo ano, esteve sob a coordenação de Gabriel Linard.

“Desde pequeno acompanho a Coroação, nunca pedir um ano. Em 2012 comecei a participar como arcanjo e, desde o ano passado, estou coordenando e projetando, junto ao padre José Vicente, tudo o que vai ser apresentado. Pra mim é muito gratificante”, expressou Gabriel.

Próximo ano, de acordo com informações do padre José Vicente, a Coroação deve ter como tema o dogma da Imaculada.

Abertura da preparação dos festejos à padroeira

A Coroação de Nossa Senhora na Paróquia Nossa Senhora da Penha- Sé Catedral teve início quando dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, primeiro bispo da diocese de Crato, assumiu o paroquiato, há 119 anos.

Seus sucessores continuam com a tradição, por isso a celebração desta noite contou também com a presença de dom Gilberto Pastana, que em suas palavras anunciou a abertura da preparação dos festejos da padroeira da Sé Catedral e da diocese de Crato, celebrada dia primeiro de setembro.

“Queridos irmãos e irmãs, assim como Maria, que partiu para visitar Izabel, a Catedral Nossa Senhora da Penha quer também, com esta celebração, partir, iniciar a preparação para os seus festejos. Isso significa dizer que todos os grupos, todas as pastorais e movimentos que fazem parte de nossa Catedral, quer também, como Nossa Senhora, partir para anunciar e para levar Jesus, levar, com o festejo, a Palavra do Senhor, levar Jesus às famílias. Por isso nesta noite queremos fazer o lançamento desta festividade”, anunciou o bispo.

Em um telão colocado na lateral do palco os fiéis puderam apreciar a arte que será usada em toda a festa. O carro que será sorteado também esteva exposto.

Arte da festa. (Foto: Patrícia Silva)

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts