Retiro de espiritualidade reúne padres da Diocese de Crato

Compartilhe:

De 6 a 10 de julho os padres da Diocese de Crato participam, com Dom Fernando Panico, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, do retiro de espiritualidade, que acontece anualmente. O encontro está sendo assessorado por Dom Eugênio Rixem, bispo de Goiás (GO), fundador da Pastoral da AIDS e bispo referencial desta pastoral na CNBB.

Com uma programação diária que inicia-se às 7h, sendo concluída às 22h, os padres participam de palestras, dinâmicas, missas, desertos e confissões.

Momento da Lectio Divina. (Foto: Patrícia Silva)
Momento da Lectio Divina. (Foto: Patrícia Silva)

“Aqui reavivamos o nosso compromisso de igreja. Cada retiro tem sua pregação, sua formação, mas o principal é a união do clero. Aqui rezamos, convivemos juntos, pedimos bênçãos para nossa diocese e para todo o clero” afirmou Monsenhor Dermival Anchieta que há 59 anos participa do encontro.

As temáticas de reflexão do retiro do clero 2015 tem como base a espiritualidade do padre diocesano, abrangendo a experiência de Deus a partir dos profetas, em especial o Profeta Jeremias, o encontro de Jesus com a samaritana como modelo do encontro dos padres com o povo, as bem- aventuranças como um caminho de felicidade e a espiritualidade da cruz que leva todos a ressurreição.

Dom Eugênio Rixem, assessor do retiro. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Eugênio Rixem, assessor do retiro. (Foto: Patrícia Silva)

Para Dom Eugênio, que pela primeira vez assessora o retiro do clero da Diocese de Crato, a quantidade de padres foi algo que lhe chamou a atenção. “Muitos padres, não pensava que tinha tantos padres na Diocese de Crato, mas a experiência de Jesus Cristo é única, apesar da diversidade de idade. Procuro inspirar-me em Santa Tereza de Ávila, São Francisco de Assis, São Bernardo, Santa Terezinha. Beber destas grandes fontes da espiritualidade nos dá mais segurança”, disse.

O retiro será concluído na sexta- feira, 10, com o lançamento, para o clero, do livro A Diocese de Crato: gênese e contexto (1874-1914), de autoria do Pe. Tales Eduardo Santos Figueiredo, e da Revista Comemorativa do Centenário da Diocese de Crato.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts