É festa! Viva Santo Antônio, padroeiro de Araripe- CE

Compartilhe:

Na manhã de hoje, 13, às 9h, centenas de fiéis se reuniram na Paróquia de Antônio, em Araripe – CE, para a missa de encerramento do novenário em honra ao seu padroeiro. O novenário iniciou no dia 04 e teve como tema “Santo Antônio, nos ajuda a viver na Igreja e na Sociedade”.

O tema foi inspirado na Campanha da Fraternidade 2015: Igreja e Sociedade, onde recordou a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade.

Pe. José Vicente Pinto, presidindo a celebração de encerramento da Festa de Santo Antônio. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)
Pe. José Vicente Pinto, presidindo a celebração de encerramento da Festa de Santo Antônio. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)

Segundo o pároco, Padre José Almeida dos Santos, o diferencial da festa deste ano foi a proibição da venda de bebidas alcoólicas na quermesse. “Espero que a festa não seja apenas um momento de euforia, mas faça com que cada um de nós paroquianos, seguindo o exemplo de Santo Antônio, assumamos o compromisso missionário com a comunidade”, afirmou.

Para a contadora, Irenilde Alencar, participar da festa de Santo Antônio e do novenário fortalece a sua fé, pois para ela os festejos são momentos de intensa espiritualidade e confraternização com todas as comunidades da paróquia. “Participar do novenário de Santo Antônio em Araripe é uma oportunidade para crescermos espiritualmente e para nos confraternizarmos com todas as comunidades. A procissão é um momento encantador, ver todas as comunidades com seus padroeiros. Espero que todos nós, seguindo o testemunho de Santo Antônio possamos crescer na nossa fé e na caridade para com os nossos irmãos”, disse.

Fiéis na Paróquia de Santo Antônio, em Araripe- CE, no encerramento da festa do padroeiro. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)
Fiéis na Paróquia de Santo Antônio, em Araripe- CE, no encerramento da festa do padroeiro. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)

Pau da Bandeira, Procissão e o Padroeiro

O pau da bandeira trazido de uma comunidade rural é erguido no patamar da Igreja Matriz no último domingo do mês de maio e, a procissão, diferentemente de muitas paroquias que realizam no final do dia, em Araripe, acontece tradicionalmente no final da manhã, por volta do meio dia.

Sobre o padroeiro, Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 1191 se chamando Fernando Martins de Bulhões e foi convidado por São Francisco para sair em missão na França, Marrocos e Itália. Faleceu em 1195 e foi canonizado em 1232.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts