De 12 a 14 de junho acontece na Diocese de Crato, o 3º encontro dos ex-alunos do Colégio Pontifício Pio Brasileiro de Roma, Itália. O encontro já foi realizado em Natal, Brasília e agora no Ceará, no intuito de fazer com que seus participantes tenham troca de experiência e se confraternizarem pela amizade em longos anos.
O Colégio Pontifício Pio Brasileiro é uma instituição eclesiástica, criada em 1958 pelo Papa Pio XI, para a formação do clero na América Latina, em Roma, Itália, e antes era conhecido como Colégio Pio Latino-Americano. A instituição é mantida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e recebe padres de várias partes do mundo para realizarem estudos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Monsenhor João Bosco Cartaxo, um dos promotores do evento, que viveu no colégio no período do Concílio Vaticano II, disse que a iniciativa foi de ex-alunos do colégio residentes no nordeste brasileiro. “Este é um encontro que acontece periodicamente a cada três anos, com o objetivo de congregar o maior número possível de ex-alunos para realizar troca de experiência de vida e também refletirem acerca da caminhada cristã de cada um deles”, afirmou.

“Para mim é uma alegria muito grande estar participando desse encontro, onde é um momento de nós, que estamos no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, colocarmos em comum nossas atividades, nossas experiências de vida, pastorais e educacionais, pois a convivência em Roma nos marcou muito. Eu ‘respirei’ o clima do Concílio Vaticano II, que me deu visões mais amplas sobre a Igreja e, reunidos com pessoas de outras épocas, sinto-me enriquecido por sentir as experiências que estão tendo nos seus diferentes locais de trabalho e como estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, falou o Padre João Batista Frota, da Diocese de Sobral – CE.
A programação do encontro teve início dia 12 em Crato, com uma palestra sobre o Geo Park Araripe e a partilha de testemunhos dos ex-alunos; no sábado, 13, em Araripe, os ex- alunos participaram da comemoração do centenário do Casarão da Família Salatiel, que pertenceu ao pai de Francisco Salatiel, um ex- aluno do Colégio Pio Brasileiro, e em Santana do Cariri visitaram o Museu de Paleontologia; no encerramento, domingo, 14, os participantes estiveram em Juazeiro do Norte.





