Desde a noite de ontem representantes das nove Dioceses do Ceará, que formam o Conselho Missionário de Seminaristas do Regional Nordeste I da CNBB, estão reunidos no Seminário Diocesano São José, em Crato- CE, na realização da assembleia ordinária da equipe executiva do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), que teve como principal objetivo avaliar as Diretrizes do COMISE.
As diretrizes abordam assuntos relacionados a organização da comissão, o seu objetivo, os fundamentos bíblicos, teológicos e pastorais, sua espiritualidade, as atividades, como funciona a coordenação, a votação dos componentes e a função de cada membro. Elaborada em março deste ano, ela busca dar uma nova luz a caminhada de organização dos seminaristas.
Segundo o Coordenador da Comissão, Gilberto do Nascimento Júnior, Seminarista da Diocese de Crato, na avaliação das diretrizes não foram feitas muitas alterações, mas algumas modificações no que diz respeito a organização dos COMISES nas dioceses. “O Papa Francisco nos pede para irmos ao encontro dos mais pobres, dos mais necessitados e nós do COMISE temos a função de testemunhar e depois animar a vida missionária dos seminaristas. Não somos responsáveis pela formação missionária, apenas contribuímos com ela e as diretrizes nos ajuda a realizarmos isso”, afirmou.

O documento, com as alterações, foi encaminhado agora a noite aos bispos do Ceará, que estarão nos dias 16 e 17 de junho, em Fortaleza, participando da reunião do Conselho Episcopal Pastoral Regional (CONSER), onde será tratado sobre este assunto.
Os membros da equipe executiva do COMISE aguardam ansiosos a aprovação das Diretrizes que é uma forma de o tornar legal e conhecido, unificando a caminhada do Conselho nos Seminários. “Esperamos que todos os Seminários possam ter e realizar este trabalho de COMISE”, falou o Vice- Coordenador do COMISE, Davi Dias Cruz, Seminarista da Diocese de Itapipoca.
Além das diretrizes, na assembleia estão sendo repassadas as orientações práticas aos seminaristas que participarão da Formação Missionária de Seminaristas do Nordeste (FORMISE), em Natal. O FORMISE acontece anualmente e, para 2016, a Diocese de Crato está sendo cotada como uma das mais votadas para sediar o evento.
A assembleia ordinária será concluída amanhã após o almoço.





