Na solenidade de Pentecostes realizada hoje, 24, a Renovação Carismática Católica- RCC da Diocese de Crato celebrou o Jubileu pelos 30 anos de presença na Diocese, em um dia de comemoração realizado no Colégio Pequeno Príncipe, em Crato- CE, com palestras, adoração, louvor, artes, partilha das diversas realidades feita pelos coordenadores, encerrando com a Santa Missa presidida por Dom Fernando Panico.
A unidade dos movimentos da RCC e Novas Comunidades na celebração de pentecostes recordou o Jubileu da Diocese de Crato, onde os movimentos que possuem este carisma se uniram nesta mesma solenidade, no ano 2014, para festejarem os 100 anos da Diocese. A atitude de permanência da celebração foi parabenizada pelo pastor diocesano que disse se sentir feliz pelo convite para estar neste momento com eles.

“A igreja celebra hoje o seu aniversário, no dia de Pentecostes a igreja iniciou a sua missão, por isso nós devemos andar conforme o Espírito Santo. Alegro-me em vê-los reunidos em mais um Pentecostes, neste cenáculo. Agradeço o convite e agradeço a todos vocês que se inspiram no movimento do Espírito Santo. Viver segundo o Espírito deve ser nosso objetivo”, falou Dom Fernando.
O diretor espiritual da RCC, Pe. Sebastião Monteiro, fez uma avaliação positiva do encontro e em especial a participação dos fiéis. “Minha avaliação é muito positiva, em especial a participação dos grupos de RCC. Tenho certeza que o povo de Deus que participaram deste dia de celebração, voltará para casa renovado com a força do Espírito Santo, para continuar a missão do Reino de Deus”, afirmou.

Na Missa Dom Fernando foi presenteado com um ícone, feito por jovens que se encontram em processo de recuperação da dependência química, residentes na Comunidade Filhos Amados do Céu. Wanderson da Silva Aguiar, 17, ex- dependente químico, que entregou o presente ao bispo, falou da importância da RCC em sua vida. “Sou um ex- dependente químico, passei pela casa da misericórdia, e após minha saída teve um vocacional na comunidade e me senti chamado a doar minha vida a Deus através da comunidade. Muita coisa em minha vida mudou após eu conhecer Jesus Eucarístico através da RCC. Minha vida mudou completamente, posso afirmar que hoje sou um jovem renovado”, disse.
A Renovação Carismática Católica, ou Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, surgiu em 1967, no pós Concilio Vaticano II. Está presente no Ceará há 40 anos e na Diocese de Crato há 30 anos, com aproximadamente 200 grupos localizados nas diversas paróquias da região diocesana.





