Guia Diocesano e Regimento dos Conselhos Comunitários são lançados neste sábado (16)

Compartilhe:

Um Guia Diocesano e um Regimento para os Conselhos Comunitários foram lançados neste sábado (16), durante reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araujo Matos, em Crato.

O Guia, como o próprio nome sugere, traz informações sobre a Igreja de Crato. São 88 páginas. Nelas, é possível encontrar, por exemplo, informações sobre o clero, as pastorais, os movimentos e os serviços atuantes na diocese, além do horário das missas nas paróquias. Já o Regimento esclarece, em 26 artigos, as normas e condutas a serem observadas pelos conselhos comunitários. Esses conselhos são grupos
de pessoas que coordenam, orientam e animam os trabalhos pastorais e administrativos da Comunidade Eclesial. 

Segundo o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Basílio Vidal, o Regimento é um trabalho que vem sendo feito deste o 13º Intereclesial das CEBs, ocorrido, em Juazeiro, no ano de 2014. “Está bastante amadurecido”, considerou o padre, apenas com alguns acréscimos feitos pelo bispo Dom Gilberto Pastana. “Ele fez a revisão e acrescentou aquilo que ele considerou que não deve estar fora. Cabe, agora, às comunidades fazerem o seu conselho, regido por esse documento”, explicou. Tanto o Guia quanto o Regimento foram entregues aos padres e coordenadores presentes à reunião.

Além desses lançamentos, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral também discutiu os encaminhamentos a serem acrescidos ao projeto de Iniciação à Vida Cristã, que está sendo elaborado pela diocese. A ideia, de acordo com o Padre Vileci, é fazer com que as comunidades possam vivenciar a fé dentro de uma nova afirmação de evangelização, na qual todas as pastorais e movimentos possam trabalhar de forma integrada, a chamada “pastoral de conjunto”. Outros encaminhamentos também foram feitos, agora para o Plano Diocesano de Pastoral, que expira, justamente, este ano. “As paróquias e foranias vão fazer uma avaliação do plano, apontando sugestões para o novo que será redigido. Dentro dessas sugestões está, por exemplo, a necessidade de se debruçar mais no projeto de Iniciação à Vida Cristã, para conhecê-lo melhor; e trabalhar a criação de diretórios catequéticos para a preparação dos sacramentos. Até a assembleia no final do ano, a gente segue com esses planejamentos”, disse o padre.

Para saber mais:

O Conselho Diocesano de Pastoral integra as representações das forças vivas que fazem acontecer a ação evangelizadora na Diocese de Crato, tais como: párocos, administradores paroquiais, coordenadores de conselhos paroquiais; coordenadores de pastorais, organismos e movimentos em nível diocesano; representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), além das Novas Comunidades e representante de pastoral dos seminaristas.

 

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts