“Evangelizar as famílias a serviço da paz”. A partir desse tema, aconteceu neste domingo (9), no ginásio da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato, a décima edição do “Sempre Encontrando”, evento que reuniu membros do ECC (Encontro de Casais com Cristo), das cinco regiões forâneas da Diocese de Crato, para celebrar a vida e o amor, em uma manhã de oração, de confraternização, de palestras e dinâmicas.
O ponto alto do “Sempre Encontrando” foi a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo diretor espiritual do ECC, Padre Francisco das Chagas, e demais sacerdotes: Padre Aureliano Gondim (Crato), Padre Arileudo Machado (Crato), Padre José Cláudio (Barro), Padre Cícero José (Juazeiro do Norte), Padre Francisco Alberto Nascimento (Caririaçu), Padre José Ricardo Barros (Crato), Padre Paulo Lemos (Santana do Cariri) e Monsenhor Afonso Queiroga (Iguatu).
Na homilia, o bispo convidou os casais a experimentarem a vivência comunitária, na partilha da vida conjugal, sobretudo, neste tempo propício do Advento, “preparando os caminhos como João Batista”. Isso significa, de acordo com Dom Gilberto, “arrumar a casa, ajustando as vidas” no perdão mútuo, no crescimento do amor e da sabedoria, no acolhimento e no acompanhamento dos filhos. Esses, por sua vez, são fruto do que o casal testemunha e transmite, não de forma teórica, mas vivencial. “Preparar os caminhos é isto: ajustar a família, primeira célula de nossa existência. E ajustar segundo os valores da fé, do amor desinteressado, do amor doação, do amor serviço, da solidariedade, do comprometimento e da responsabilidade, nas alegrias e nas tristezas, para que os filhos aprendam, também, que a vida não é fácil”, reforçou.
Ao fim da Missa, Dom Gilberto ainda lançou dois desafios: o primeiro é que, na edição do próximo ano, quer ver o “Sempre Encontrando” ainda mais participativo. Para isso, os casais devem convencer e evangelizar outros; o segundo é “criar um momento orante na família”, principalmente na noite de Natal, refletindo com os filhos o Evangelho do dia (Jo 1,1-18 ou Jo 1,1-5.9-14), seguido da recitação dos “Mistérios Gozosos” e a participação na Santa Missa. “Depois me contem o resultado”, disse o pastor diocesano.
Avanços e desafios:
O ECC é um serviço da Pastoral Familiar, que nasceu da inquietação do Padre camiliano Alfonso Pastore (08.11.1932 – 17.03.2000), no sentido de proporcionar pistas para que os casais pudessem se reencontrar com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.
Feito por casais, a dinâmica do ECC consiste em reunir, durante um fim de semana, um grupo de casais com o intuito de contribuir para que as famílias vivam melhor seu casamento, auxiliando-as no relacionamento marido-mulher e no relacionamento com seus filhos.

Por trás do ECC existe a preocupação em manter vivos nas famílias os valores humano-cristãos como gratuidade, relacionamento, união familiar e oração, sob pena de falência da própria família, da sociedade e da Igreja.
O casal coordenador do ECC na Diocese de Crato, Julio César e Maria Verônica, disse que, dentre os desafios desse serviço, está engajar os membros nas pastorais, mas também ser, cada vez mais, “Igreja doméstica”. Como avanço, listou a abertura das paróquias para implementação desse movimento. Das sessenta paróquias, por exemplo, só dez ainda não possuem o ECC.
Assista à transmissão feita pela TV Web Mãe das Dores:
Posted by Mãe das Dores Juazeiro on Sunday, December 9, 2018
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação











