“Salve, Maria! Tu és a Estrela Virginal de Nazaré!”. Foi assim, jubilosas e festivas, que as comunidades paroquiais dedicadas à Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria celebraram a solenidade deste dia 8 de dezembro nas cidades de Farias Brito, Granjeiro, Iara (distrito de Barro), Ipaumirim, Mauriti e Porteiras. Desde o dia 28 de novembro, salva de fogos, procissões, missas, novenas, recitação do Santo Terço e do Ofício de Nossa Senhora, além da Bênção do Santíssimo Sacramento, fizeram parte da programação alusiva. Para o povo católico, esses momentos são de alegrias, renovação da fé, encontros e partilhas.
Em Farias Brito, A missa solene aconteceu às nove da manhã, presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana. Um dos momentos mais emocionantes foi a Coroação da Imagem de Nossa Senhora, depois da homilia, ao som da canção “Formosa és”. Os paroquianos também celebraram, na ocasião, os 25 anos de ordenação sacerdotal do pároco, Frei Paulo.
<< Farias Brito: Fotos: Patrícia Mirelly >>
Granjeiro, igualmente festiva, entoou hinos e louvores à padroeira na missa das 9h e das 16h. E, em procissão pelas principais ruas da cidade, saíram segurando um longo tecido azul e branco, lembrando as cores do manto e do véu de Nossa Senhora.
<< Granjeiro: Fotos: Naiane Bezerra >>
Já em Iara (distrito de Barro), os paroquianos, reunidos na Igreja Matriz, acolheram o bispo Dom Gilberto, para rezar, bendizer, louvar e agradecer a intercessão da padroeira.
<< Iara: Fotos: Natália Figuêiredo/Pascom >>
Ipaumirim homenageou a Imaculada, a partir da presença e da organização dos cristãos leigos e leigas na comunidade paroquial. Por lá, a missa foi rezada às 9h e às 17h. Uma “Procissão de rosas” e a Bênção do Santíssimo concluíram os festejos deste ano.
<< Ipaumirim. Fotos: Patrick Josué/Pascom >>
Sob o título “Diamante de Mauriti”, o povo católico exprimiu a alegria e a gratidão a Nossa Senhora na festa que também comemorou o jubileu de 75 anos da paróquia. Lá, as missas foram rezadas às 6h, às 9h e às 16h. Para marcar essa data tão singular, os paroquianos acolheram a bênção apostólica, enviada pelo Papa Francisco.
<< Mauriti. Fotos: Fabrício Furtado/Pascom>>
Circunvizinha à Mauriti, Porteiras fez as honras finais ao tradicional novenário em quatro grandes momentos: ainda na madrugada, na “Caminhada pela fé”, promovida há nove anos, quando um grupo de peregrinos percorreu mais de 19 km, de Brejo Santo até Porteiras. Depois, às 9h, com a missa solene. E às 17h, na procissão que reuniu os santos de devoção popular, junto à imagem de Nossa Senhora, culminando com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
<< Porteiras. Fotos: Reprodução >>
Para saber mais:
No dia 8 de dezembro, a Igreja faz memória ao dogma proclamado pelo Papa Pio IX, em 1954, que proclamou a Santíssima Virgem como ” criatura perfeita, sem mácula alguma ou mancha do pecado original”.
O pastor diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, em sua reflexão pare este dia, lembrou a presença testemunhal dos pais de Nossa Senhora na vida Dela, em uma educação baseada na liberdade e na confiança. Por isso quando o Anjo a saudou, disse: “Alegra-Te, cheia de graça”. De acordo com o bispo, assim também deve ser a relação dos cristãos com Deus, uma relação que não deve ser baseada no medo. “Por que temer Aquele que, profundamente, nos ama? Ele, até quando nos corrige, usa de misericórdia. E essa relação Maria entendeu. Não ter medo significa que somos amados e queridos. Foi nessa confiança e nesse diálogo que Ela entendeu a missão que o Anjo lhe trouxe. O ‘faça-se em mim’ é resposta livre de uma vocação consciente. Como é bom, então, celebrar essa solenidade reconhecendo em Maria a nossa Mãe, mãe que aponta: ‘Sigam o meu Filho, os Seus mandamentos’”, considerou.
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação























