No dia em que a Igreja Católica celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, em Juazeiro do Norte, recebeu 59 jovens e adultos que, pelas mãos do bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, receberam o Sacramento da Crisma.
A cerimônia especial, que congregou jovens e adultos da sede da paróquia e da comunidade do Horto, aconteceu hoje, 25 de novembro, e foi concelebrada pelo pároco/reitor, Padre Cícero José da Silva e pelo vigário paroquial, Padre Antônio Romão.
Em suas palavras o padre Cícero José acolheu os presentes com alegria e saudou o bispo diocesano. “Acolhemos os pais, padrinhos, crismandos e todos os romeiros que aqui se encontram. Sejam bem-vindos à Casa da Mãe das Dores. Aos catequistas nossa gratidão pelo serviço de amor. Em nome da comunidade sacerdotal acolho também o nosso pastor diocesano, dom Gilberto Pastana”, disse.
Em sua homília, dom Gilberto Pastana, apresentou os jovens e adultos os exortando sobre o comprometimento com a comunidade, após receber os dons do Espírito Santo. “Esses dois anos de preparação não foram concluídos hoje. Quando se vive na comunidade essa preparação é contínua. E, por isso, agora, vocês devem continuar, com mais compromisso, esse engajamento na comunidade”, disse aos crismandos.
Enfatizando a Solenidade de Cristo Rei do Universo, o Pastor Diocesano colocou que o Reino de Deus se concretiza na vida do cristão, quando esse permite que “Ele seja o Senhor da sua existência” e quando acontece o seguimento dos seus ensinamentos.
Ao final, dom Gilberto ainda ressaltou o encerramento do ano do laicato no Brasil, exortando aos jovens e adultos que, impulsionados pelo Espírito Santo, são também responsáveis pela construção do Reino de Deus. “Vocês crismandos e crismandas são leigos que, impulsionados pelo Espírito Santo, vão servir na comunidade. Quantos serviços, ministérios e pastorais existem na nossa Igreja e que vocês podem se engajar. Que o Espírito os fortaleça como leigos e leigas, não só colaboradores, mas responsáveis para que Jesus seja o nosso Rei, buscando Nele, o real significado da nossa existência”, finalizou.
Ao final da Celebração os catequistas, com a bandeira do Ano Nacional do Laicato, foram convidados para o altar e receberam o agradecimento de dom Gilberto Pastana e do padre Cícero José.
Preparação
Na Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário o período de preparação dura dois anos, onde foram vivenciados o aprofundamento da vivência humana e religiosa, a doutrina da Igreja, na vivência social e comunitária em um processo formativo para a maturidade da vida cristã.
No intuito de incentivar o engajamento, a partir desse ano, a catequese paroquial irá desenvolver um trabalho com esses jovens, é o que explica o catequista Rodrigo Sousa. “Eles agora vão aprofundar a vivência cristã no engajamento na vida da comunidade e neste ano a paróquia se abre para a vivência de um grupo de pós-crisma, onde será apresentado mais afundo o nosso trabalho pastoral”, colocou.
Aos quarenta anos, Janílson José dos Santos, que participa do Terço dos Homens na Comunidade do Horto, encontrou dificuldades para participar do período de preparação, mas que não foram suficientes para o impedir de buscar o Sacramento. “Durante muito tempo tentei me preparar para a Crisma, mas por conta do trabalho, nunca consegui. Hoje é um dia especial, estou sentido uma paz, um alívio em receber esse sacramento depois de muito tempo. Para mim esse dia é inexplicável e de fortalecimento para minha vida de serviço na comunidade”, disse.
Texto: Aline Salustiano
Fotos: Rozelia Costa










