Clero renova as promessas, feitas no dia da ordenação, na celebração dos Santos Óleos

Compartilhe:

Aconteceu hoje, 2, às 8h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, a celebração dos Santos Óleos, ou celebração do Crisma como também é conhecida, onde todo o clero da Diocese de Crato, em comunhão com o clero de todo o mundo, renovaram as promessas realizadas no dia de sua ordenação. A missa, presidida por Dom Fernando Panico, contou com a presença de centenas de fiéis.

Na celebração foram abençoados os óleos da unção dos enfermos e dos catecúmenos e consagrado o óleo do Crisma, que são utilizados com finalidade sacramental. O óleo da unção dos enfermos, no sacramento da unção dos enfermos, o óleo dos catecúmenos, no sacramento do batismo, e Óleo do Santo Crisma, em unções consacratórias como no sacramento da confirmação, ordenação episcopal e sacerdotal, e na bênção de novos altares.

Momento da bênção e consagração dos Santos Óleos. (Foto: Patrícia Silva)
Momento da bênção e consagração dos Santos Óleos. (Foto: Patrícia Silva)

Sobre a renovação das promessas do clero Dom Fernando falou que a alimentação espiritual é um dos passos mais importantes para que a vocação seja fortificada, e pediu que a unidade entre o clero seja um marco da caminhada da Diocese de Crato. “Neste dia em que celebramos a Missa da Unidade, como também podemos chamar esta celebração, recordamos o dia em que fomos ungidos para levar a palavra de Cristo aos pobres. A renovação sacerdotal nos impulsiona ao serviço, porém meus queridos irmãos, quando não alimentamos nosso ministério com a oração e a celebração diária da eucaristia é inevitável perder de vista o sentido autêntico e a união com Cristo. Precisamos ter em nós a alegria da comunhão presbiteral a fim de gerarmos a alegria pelo ministério”, afirmou.

O bispo ainda falou que a comunhão presbiteral não pode ser vista como uma utopia, mas como algo que é compromisso de todos e disse que sente muito orgulho em ter na Diocese de Crato, de modo geral, os melhores padres do mundo.

Representantes das paróquias da Diocese de Crato recebendo os Santos óleos. (Foto: Priscila Araújo)
Representantes das paróquias da Diocese de Crato recebendo os Santos óleos. (Foto: Priscila Araújo)

Ao final da celebração representantes de todas as paróquias receberam os óleos abençoados e consagrados, para serem utilizados nos decorrer de todo o ano. Já os padres foram presenteados pelo pastor diocesano com um DVD, que ilustra imagens das celebrações do centenário da Diocese de Crato, e o livro “Deixe a flor desabrochar”, edições CNBB, que fala sobre elementos de Pastoral Litúrgica.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts