Em Barro: Jovens são chamados ao engajamento comunitário

Compartilhe:

Na manhã deste feriado nacional, 15 de novembro, duzentos e quatro jovens do Santuário da Divina Misericórdia, localizado em Barro- CE, receberam o sacramento da crisma pelas mãos de dom Gilberto Pastana durante uma missa na Igreja Matriz, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelo reitor, padre José Cláudio da Silva, e o padre João Leite Cabral.

Para receberem o sacramento, último da iniciação à vida cristã, os crismandos passaram por um processo de preparação que durou dois anos e envolveu cerca de vinte catequistas. Os encontros eram realizados quinzenalmente na sede e comunidades do santuário. “Durante este tempo sempre orientamos que os encontros de formação promovessem a inserção na vida e liturgia da comunidade, porque a gente entende que a catequese não se resume a encontros fechados entre quatro paredes, mas em uma vivência eclesial que, de fato, leve os jovens crismandos a uma experiência profunda com Jesus Cristo, através do engajamento na comunidade”, disse a Irmã Maria Lima, membro da equipe de coordenação da catequese paroquial.

O engajamento comunitário também foi citado por dom Pastana antes de ministrar o sacramento. Ele ressaltou, inclusive, a importância dos padrinhos e pais na vida de fé dos jovens. “Vocês devem zelar para que a vida deles trilhem os caminhos do Senhor”, afirmou.

Aos crismandos, o bispo falou sobre a necessidade de que a Palavra de Deus seja incorporada na vida de cada um e a convicção da responsabilidade que eles assumem a partir do momento em que confirmam o batismo. “Nossa vida seja o reflexo da Palavra de Deus. Este sacramento deve ser uma coroação da caminhada cristã que fizemos na comunidade, essa caminhada é permanente, é constante. O sacramento é um dom de Deus e, se não colocamos Deus em primeiro lugar, que sentido tem essa vida? Saiam daqui com a convicção de que a vida não nos pertence, mas sim a Deus. A palavra de Deus exige participação em nossa vida. É importante que vocês reflitam o que vai mudar na vida a partir deste sacramento”, falou.

De julho de 2016, quando chegou a diocese de Crato, até hoje dom Gilberto crismou mais de quinze mil jovens.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts