Até este domingo 14/10, a Diocese de Crato é sede da Assembleia Regional dos Diáconos Permanentes (ministério dado também a homens casados). Esta é a terceira não eletiva e reúne participantes de Crato, Fortaleza, Itapipoca e Tianguá. Candidatos ao ministério também participam.
O encontro organizado em Crato, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, faz parte da agenda anual dos diáconos. “Estamos estudando assuntos próprios do ministério diaconal, que conta, claro, com momentos de formação”, explicou o José Oliveira Cavalcante (Cory), representante dos diáconos na Diocese de Crato.
Para o diácono Raphael Hernandes, de Missão Velha, ordenado há pouco mais de um ano, essa é uma oportunidade para partilhar experiências e aprender com os demais. “Trocar um pouco de experiências, de vida, de trabalho e esperamos que seja um encontro frutuoso, de produtividade”. Vindo de Itapipoca com a esposa Kátia Regina, o diácono Francisco José disse que o encontro é “sempre momento de alegria, de aprendizado e de engrandecimento” para crescer na fé e pastoralmente.
Importância da Assembleia
De acordo com o diácono Cory, essa assembleia acontece anualmente, segundo orientação da Comissão Nacional. Esse ano, ela é realizada em Crato, sendo a terceira, não eletiva.
“Nós estamos com uma presença muito boa de pessoas, diáconos e candidatos, porque é aberto também aos candidatos. Nós temos o pessoal, não das nove dioceses, pois nem todas têm diáconos permanentes. Presença boa! Estamos estudando temas relacionados ao nosso ministério diaconal. Nós temos outros momentos importantes falando sobre a formação dos diáconos, de um modo geral. Temos orientações novas da Conferência Nacional dos Diáconos para que se faça um trabalho de dar uma formação mais adequada, e nós estamos nos enquadrando enquanto diocese nessa formação atualmente”, explicou.
Ministério Diaconal e a Liturgia
O bispo diocesano Dom Gilberto Pastana teve lugar na assembleia proferindo palestra sobre a “Celebração da Palavra de Deus”. Na visão do pastor, é fundamental compreender bem o sentido de celebrar, com o povo, aquilo que o Senhor diz na Sagrada Escritura, especialmente junto às comunidades que não dispões da presença diária do padre. “A Fé é individual, mas também comunitária. Levar o nosso povo a compreender o que está ouvindo, e, mais do que isso, leva-lo a aplicar na vida cotidiana”.
Presença das esposas
O diácono permanente, diferente do padre, tem esposa e família. Para exercer o ministério, é preciso ter o consentimento de ambas. Por isso, as esposas também participam da assembleia, inclusive com um momento de partilha entre elas.
*Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação











