Capacitar para bem servir: Secretárias e secretários paroquiais têm manhã de formação

Compartilhe:

Atualizar os conhecimentos é importante para qualquer profissional, inclusive para aquele que trabalha no atendimento paroquial. Daí  a necessidade de constante busca por atualização.

Neste sábado (22), um encontro reuniu, no auditório da Cúria Diocesana, em Crato, secretários e secretárias paroquiais para uma manhã de formação com a professora Mestra Gil Heânya, coach espiritual.

A partir do tema “Feliz em servir”, a professora tratou sobre o sentido de felicidade, partindo da Filosofia para a espiritualidade. “Aristóteles [o filósofo grego] dizia que a felicidade  é o sentido e o propósito da vida. Até que ponto a gente veio para servir? E o Papa Francisco reforça que precisamos significar aquilo que fazemos. Se eu sei quais são os meus talentos, se eu sei o que estou fazendo, eu vivo uma experiência que se expande além de mim e da superficialidade”, disse a professora.

A capacitação ainda abordou o modelo de gestão SGCP – Sistema de Gestão Canônico Eclesial, que passou por uma atualização. O momento foi ministrado por Wandemburgo Santana, membro do Economato da Cúria Diocesana. De acordo com ele, o sistema é “uma ferramenta que ajuda bastante na Secretaria Paroquial, porque abrange todos os setores que a paróquia precisa: dízimo, sacramento, financeiro, contábil..”. O SGCP já está implantado em 90% das paróquias.

O último encontro para as secretárias – e secretários – paroquiais aconteceu em março. E a ideia é promover outros, como uma formação continuada. A contadora Silvana Silva, da equipe de organização, explicou que o objetivo é, justamente, debater o que se teve de avanço e de melhorias nos setores, além dos desafios enfrentados no dia a dia das paroquiais, uma vez que é essa clareza nas atribuições que leva ao “bem servir”.

O secretário da Paróquia Nossa Senhora dos Milagres, em Milagres, Jacei Lima, acredita que quanto mais capacitado, melhor será o atendimento, pois antes de ser um emprego, o trabalho na paróquia é uma pastoral, um serviço. Por isso, viu na oportunidade uma chance de trocar experiências.

Além das secretários e secretários, estiveram presentes à formação o ecônomo da Diocese de Crato, Padre Joaquim Ivo, e os padres Sebastião Bandeira (Potengi) e Francisco Paulo Pereira (Farias Brito).

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts