Paróquia de Fátima e Poder Judiciário discutem papel do cidadão nas eleições

Compartilhe:

A Igreja Católica tem um grande papel quando o assunto é mobilizar os diversos movimentos e pastorais para as grandes questões que envolvem a vida em sociedade. Neste sentido é que a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, propôs, nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, um debate sobre o papel do cidadão nas eleições deste ano. Junto ao Poder Judiciário local, repassou esse conteúdo em seminário realizado no auditório do CEJA, às sete da noite.

Na oportunidade, o Juiz Eleitoral da 27ª Zona Eleitoral, de Crato, José Flávio Bezerra Morais; o Presidente da OAB do município, Aderson Feitosa Ferro Terceiro; o professor de Filosofia da Urca Tiago Landim (que também exerce o ministério diaconal) e o Padre Aureliano Gondim (administrador paroquial de Fátima) discursaram sobre as “Eleições 2018 e alterações na Lei Eleitoral” e a “Corresponsabilidade pelo Brasil”.

Articulado Pelo Ministério da Caridade, o evento fez parte do I Seminário Paroquial sobre a Doutrina Social da Igreja, que também aconteceu nos dias 17 e 18. Nessas datas, a discussão trouxe a atual situação política do Brasil, tomando por base a Cartilha de Orientação Política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como título: Os cristãos e as Eleições 2018.

“Como o período eleitoral é tempo da gente exercer a nossa cidadania, nós, enquanto Igreja, temos que dar atenção a essa dimensão política – não a partidária, mas aquela que busca o bem-comum.  Nós quisemos, então, fomentar, nos paroquianos e também aqueles que participaram, uma discussão saudável, transparente, eloquente e cristã, sobretudo”, na explicação do Padre Aureliano.

O cristão no exercício da sua cidadania

As eleições devem ser vistas como momento oportuno de mudanças e transformação social, em que os cristãos são convocados a participar ativamente. E sendo elas ocasião que direciona tudo no país, o Juiz Eleitoral José Flávio Bezerra Morais, um dos participantes da mesa redonda, no último dia do Seminário Paroquial, orienta que “as pessoas venham a saber o que estão fazendo e façam uma escolha consciente”, pois “quando o eleitor não comparece, ele deixa de ser o agente da ação”. Daí ser tão importante “cada um assumir a sua responsabilidade”.  

A aposentada Roseli Oliveira, paroquiana de Fátima, sabe isso. Por isso considera que encontros como esse impulsionam os participantes a fazerem uma escolha acertada: “A política faz parte da vida de todo mundo. Ela quem decide a economia, a educação, a segurança. Então, não há como ser alheio à política. É ela quem norteia tudo. A partir de agora, nós temos grande compromisso. A quem mais é dado, mais será cobrado. A paróquia foi muito feliz nessa escolha. Seria muito bom se toda a sociedade pudesse, também, ter essa oportunidade”.

No Brasil, as eleições acontecem no próximo dia sete de outubro. Cento e quarenta e sete milhões de pessoas devem comparecer às urnas, para escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) orienta quanto à importância em conhecer os candidatos, os partidos e os programas que defenderão junto à sociedade. 

Saiba mais em: https://www.cnbb.org.br/a-cartilha-de-orientacao-politica-em-vista-das-eleicoes-2018/

E também aqui: http://www.a12.com/redacaoa12/igreja/regional-da-cnbb-indica-10-pistas-para-as-eleicoes-2018

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts