Dom Gilberto abençoa Capela do Santíssimo da Igreja São João Batista, em Juazeiro do Norte

Compartilhe:

A partir desta segunda- feira, dia 27 de agosto, a Igreja de São João Batista, localizada no Alto do Catolé, na Rua do Horto, em Juazeiro do Norte, passa a ter um lugar apropriado para guardar o Santíssimo Sacramento. É que durante a Missa, presidida a noite por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre Cícero José da Silva, foi abençoada a Capela do Santíssimo com o novo sacrário onde serão guardadas as reservas eucarísticas.

A Igreja da comunidade existe há 21 anos. Nela as reservas eram guardadas em um sacrário colocado ao lado do altar, mas com o desejo de ter um espaço, um lugar apropriado para Jesus Eucarístico os fiéis se organizaram e, com a ajuda financeira do dízimo e das festas do padroeiro, conseguiram realizar o sonho. “Hoje é o grande dia, dia da nossa alegria de estar festejando esse sonho de ter agora um lugar próprio para Jesus. Isso vai fortalecer mais a nossa fé. Vamos ter, toda semana, adoração ao Santíssimo, então é um crescimento mais em nossa fé”, disse Maza Tenório, coordenadora.

No momento da homilia dom Gilberto, além de refletir a liturgia do dia, também explicou a importância do momento que a comunidade estava vivenciado de ter, agora, a Capela do Santíssimo. “O Santíssimo são as reservas. Em toda missa deve ter uma sobra pra dizer que Jesus está presente sempre aqui, mas também para essa reserva chegar àqueles que estão impossibilitados de vir aqui. Ai entra a função do ministro da eucaristia que é aquele que leva, consigo, Jesus aos impossibilitados. O serviço do ministro não é tanto aqui na Igreja, mas sim visitando os doentes e levando para eles o santo sacrifício, o corpo do Senhor. Hoje o Senhor tem esse espaço especial pra que vocês, quando chegarem, possam saudar aquele que é o dono da casa que é o Senhor, aquele que é o alimento para essa vida, que nos ajuda a progredir na fé conduzida pelo amor. O corpo do Senhor deve nos fazer progredir na fé, na caridade e no amor, por isso a gente conserva, nas Igrejas, o Santíssimo Sacramento que é o corpo do Senhor”, explicou.

A bênção aconteceu após a comunhão eucarística, ao final da celebração. O bispo, acompanhado do padre e dos ministros da eucaristia levaram as reservas até a nova capela. Chegando lá o pastor diocesano abençoou o sacrário e introduziu as partículas. Em seguida toda a comunidade foi convidada a adorar Jesus Eucarístico.

Após este momento, a coordenadora entregou nas mãos do bispo um documento que passa a Capela da Comunidade, que era de propriedade particular da família de Samuel Antônio do Nascimento (in memoriam), para a Basílica Nossa Senhora das Dores. Depois, o bispo convidou os fiéis a irem para fora da Capela São João Batista, de onde dá para ver o município de Juazeiro, por ser localizada em uma parte alta, e rezarem pela paz impondo as mãos sobre a cidade. Assim, em unidade, a celebração foi concluída com a bênção final de dom Pastana sobre os fiéis e todo Juazeiro do Norte, representando a região do Cariri.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts