A manhã desta terça- feira, dia 10 de julho, foi de início de um novo ciclo para a Cáritas Diocesana de Crato que, em assembleia, elegeu a nova diretoria a partir da aclamação de representantes de comunidades e grupos acompanhados pela instituição. O encontro aconteceu na cúria, em Crato.
“Esse dia é um dia muito importante para todos nós. Essa assembleia é justamente pra gente partilhar as nossas esperanças, nossas ações e essas ações não são ações individualista, mas ações comunitárias. Precisamos reforçar cada vez mais essas ações, construir o Brasil que nós queremos a partir de baixo. Quando fazemos isso aqui a gente se torna sujeito da nossa vida. Coisas pequenas, mas que juntos se tornam coisas grandes”, disse dom Gilberto Pastana definindo ainda a missão da Cáritas como o amor traduzido em gestos concretos na solidariedade e na fraternidade.
Despedindo-se da função de presidente da diretoria, Gelmar Bezerra desejou que os agentes possam viver o evangelho profético de Jesus Cristo e isso acontece, segundo ele, a partir do momento em que os membros assumem as diferenças, a vida do outro, sendo ser ecumênico. “É necessário que, a partir da minha consciência cristã, da minha raiz católica eu também possa acolher a diferença do outro, seja na sua denominação cristã, na sua forma de cultuar Deus, na sua forma de muitas vezes até dizer que é ateu, mas que a gente possa aceitar ele enquanto pessoa, aceitar a vida que existe nele”, falou.
Antes da eleição, foi feita uma reflexão sobre contexto social e político da atualidade, debatendo os desafios e as perspectivas na vida da classe trabalhadora, assessorada pelo professor Carlos Alberto Tolovi, da Universidade Regional do Cariri, e também apresentada a prestação de contas financeira do ano 2017.
Os membros eleitos, que devem permanecer na diretoria até o dia 10 de julho de 2021, foram:
Presidente: Padre José Ricardo Barros de Sales
Vice-presidente: Antônio Gelmar Victor Bezerra
Tesoureiro: Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos
Vice- Tesoureira: Inês Maria do Carmo Silva
Secretária: Mara Gomes Guedes
Vice secretária: Rosijania de Sousa Ferreira
Ainda foram eleitos, como membros do Conselho Fiscal: Adriana Rodrigues, José Wandemburgo Santana, José Cícero Braz, Cícero Tenório das Neves e José Leite da Silva.
Nesta assembleia também estiveram presentes quatro padres (Joaquim Ivo, Tarcisio Sales, José Ricardo e José Vicente) e a Glória Carvalho, do secretariado regional, que afirmou ser a diretoria “quem cuida e zela para que a missão da Cáritas seja cumprida”.
Expectativa do novo presidente
Como novo presidente, o padre José Ricardo disser querer buscar novos espaços para atuação da Cáritas, auxiliando também nas respectivas paroquias. “Penso na implantação das Caritas paroquial, para que as paroquias se abram a este serviço e acolham a Caritas como uma pastoral paroquial, como um braço direito das pastorais, porque é o serviço aos pobres, é a acolhida dos mais vulneráveis, e fazê-los participantes, sujeitos da sociedade”, disse.
Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)













