Sob os pés da estátua de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Barro Branco, em Crato, cujo vento suave faz sentir, de forma mais intensa, o Espírito Santo de Deus, num convite à oração interior, ao louvor e à ação de graça, o bispo diocesano de Crato presidiu Santa Missa na tarde deste sábado, dia 30, último dia do mês de junho.
Essa celebração, tornada ainda mais jubilosa e de tom solene pela memória dos santos apóstolos São Pedro e São Paulo (antecipação da liturgia do domingo), foram múltiplas as intenções colocadas no altar do Senhor: a bênção da “Praça do Sol”, nos arredores da estátua de Nossa Senhora, e os 17 anos da Comunidade Missão Resgate, responsável pela evangelização das famílias naquela localidade, além da campanha solidária em prol da migração da Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese de Crato, que mudará de frequência, isto é, deixará de ser AM e passará a ser FM;
Com participação massiva do povo de Deus, vindo das mais variadas cidades do Cariri – e até de outros estados do Nordeste – em espírito de fé e alegria, a Eucaristia foi concelebrada pelo bispo de Tianguá – CE, Dom Edimilson Neves, Padre Regionaldo Manzotti e demais sacerdotes.
Na homilia, Dom Gilberto recordou a força da solenidade celebrada neste dia: “Hoje celebramos São Pedro e São Paulo. Um conheceu Jesus pessoalmente, convivendo com Ele. O outro se converteu, tornando-se um dos maiores evangelizadores. O primeiro evangelizou os judeus. O segundo evangelizou os pagãos”.
Referindo-se às intenções pelas quais a Santa Missa foi dedicada, sublinhou: “aqui [Praça do Sol] deve ser espaço de reflexão e meditação do povo de Deus para continuar a missão que o Senhor confiou a cada um de nós. Aqui se recorda, também, as aparições de Nossa Senhora, por isso a ‘Praça do Sol’. O sol é o próprio Jesus. Nessa celebração queremos agradecer a Deus pelo trabalho da Comunidade Missão Resgate, que é responsável por acolher o povo que aqui chega, para, diante de Nossa Senhora, manifestar a sua fé. Aqui, nós somos convidados, de forma mais profunda, à nossa responsabilidade diante do chamado de Deus”.
“Show beneficente”
O júbilo dessa noite de ação de graças se estendeu com o show de evangelização “Tá na Mão de Deus”, conduzido pelo Padre Reginaldo Manzotti, conhecido, em todo o país, por meio do programa de rádio “Experiência de Deus”, além de pregações na televisão e publicação de livros. O show foi beneficente para um público estimado em mais de 30 mil pessoas.
“Quero agradecer ao bispo Dom Gilberto e a todos os meus irmãos sacerdotes aqui presentes. Para mim, é sempre muito importante andar em unidade com a Igreja”, disse o Padre Manzotti.
Antes do show, aconteceu o descerramento da placa, inaugurando a “Praça do Sol”. Presentes a este momento estavam o senador da República, Eunício Oliveira, o governador do Estado Camilo Santana, o prefeito de Crato, José Ailton Brasil, dentre outras autoridades.
“Dia do compromisso”
O momento também foi oportunidade para lançar a campanha pela migração da Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese de Crato, de Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM). Isso significa que o sinal da rádio passará a ter um alcance maior e com melhor qualidade. A expectativa, segundo o bispo diocesano, é atingir 28 dos 32 municípios do Cariri. Mas para que isso seja possível, é preciso adquirir equipamentos de custo significativo. Daí a importância da contribuição dos diocesanos e das demais pessoas de boa vontade, ajuda essa que consiste na compra de uma rifa, que pode ser adquirida com os membros da Comunidade Missão Resgate ou na própria Rádio Educadora.
Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação e Mychelle Santos/ Colaboradora e estagiária
















