“A Crisma não é um acontecimento social. É um sacramento, é sinal de Deus e é tão sagrado, que só acontece uma única vez. Hoje, portanto, é um dia especial, que marca a vida de vocês entre o antes e o depois”. Essa foi a exortação do bispo diocesano dom Gilberto Pastana aos jovens da Paróquia Senhora Santana, localizada em Santana do Cariri, que neste fim de semana (15 e 16/06) receberam o “sinal da maturidade cristã”.
Foram três celebrações: a primeira aconteceu na sexta, durante à noite, na Capela Nossa Senhora da Saúde, no distrito Araporanga, com 37 crismados. As duas últimas se deram no sábado: pela manhã, na Comunidade Dom Leme, na capela dedicada a Santo Antônio, que ainda vivia o clima da festa do padroeiro. Lá, noventa jovens também acolheram os dons do “Espírito Santo de Deus”. No fim da tarde, mais cem jovens, residentes na sede do município, tomaram parte dessa alegria.
<< Capela Nossa Senhora da Saúde, Araporanga, distrito. Fotos: Patrícia Mirelly >>
Em todas essas celebrações, o frio que descia da serra propiciou o silêncio necessário para esse momento “único e especial”, dois adjetivos presentes nas exortações do bispo, que na homilia sublinhou a necessidade de sempre “agir pelo Espírito”. “Recebam esse sacramento com convicção. E peçam sempre o auxílio de Deus nas atividades de vocês; ajudem, dediquem mais tempo à comunidade, que hoje acolhe vocês”, orientou o pastor diocesano.
Na opinião do pároco, padre Paulo Lemos, esse é “o gesto concreto” que os jovens podem oferecer à Igreja. “Eu os acolhe e os incentivo aos mais diversos serviços da nossa comunidade”, afirmou.
<< Crisma na Capela Santo Antônio, Dom Leme, distrito. Fotos: Patrícia Silva >>
A estudante Ana Carolina Silva, 15 anos, atenta a todas essas palavras, considera que esse foi “um momento sagrado, a realização de um dos mais importantes Sacramentos”. Para ela, “receber cristo é sempre bom, não só neste dia, mas em todos os dias de nossas vidas”.
O mesmo sentimento é partilhado por Maria Letícia Alves, 15 anos, que sempre foi muito religiosa, mas, hoje, na celebração, percebeu que precisa, cada vez mais, da presença de Deus. “Hoje senti a presença de Deus na minha vida e não quero nunca me afastar Dele, pois Ele é tudo pra mim. E hoje foi uma confirmação, de que sou de Deus e que só Ele pode me salvar de todo o mal do mundo. Esse momento marcou e tem muita importância para mim e para toda a minha família, pois é a confirmação do meu eu como cristão na comunidade onde vivo”.
<< Crisma no Salão Paroquial, Matriz Senhora Santana. Fotos: Patrícia Mirelly >>
Por jornalistas Patrícia Mirelly e Patrícia Silva/Assessoria de Comunicação














