Seminário discute a Campanha da Fraternidade 2015

Compartilhe:

Tocados pelo amor de Deus os fiéis são chamados a servir os irmãos. Esta é a reflexão central proposta pelo Papa Francisco em sua mensagem para a quaresma 2015 e, em comunhão com este apelo, a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano lançada pela CNBB, traz como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). Diante desta realidade lideranças da diocese de Crato se reuniram nos dias 30 e 31 de janeiro, em Crato- CE, para aprofundarem o tema no Seminário de Formação e Animação para as Campanhas, organizado pelos diáconos permanentes da diocese.

Utilizando as palavras do presidente da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o diácono Cory Cavalcante, explicou que esta “Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”.

O Seminário acontece anualmente, mas mesmo diante da preocupação com a formação a coordenação colocou como ponto negativo o número de participantes que de 58 presentes em 2014, caiu para 18 em 2015, não atingindo portanto nem 50% das paróquias da diocese. “Isso se deve ao incentivo, a falta de agentes… Tentaremos mudar a estratégia do encontro e também queremos criar, antecipadamente, as equipes de campanhas permanentes nas paróquias, o que facilitará a execução das atividades a serem realizadas”, falou o Diácono Cory.

Dentro da programação do seminário, além da formação sobre o tema da CF 2015, foram discutidas as metodologias do trabalho, a organização das comissões, sobre o fundo de solidariedade e as atividades a serem realizadas nas escolas, comunidades e paróquias.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts