“Dom Fernando é uma figura emblemática para o Nordestão de Liturgia”, afirmou o representante da CNBB

Compartilhe:

A 19ª edição do Nordestão de Liturgia, que há sete anos acontece na diocese de Crato, encerrou hoje, 22, e foi avaliada de forma positiva por seus participantes que vieram de cinco estados nordestinos – Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco -, e do Amazonas, Pará, Espírito Santo e São Paulo. “O Nordestão de Liturgia estava passando por uma crise, mas quando Dom Fernando Panico o assumiu, o curso desenvolveu, cresceu e estamos impressionados como ele está realmente bem estruturado. Dom Fernando é uma figura emblemática para o Nordestão de Liturgia”, afirmou o Pe. Gustavo Haas, ex assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

No Nordestão de Liturgia os participantes passam por três etapas de estudo, realizada uma a cada ano. Na primeira etapa acontece uma introdução geral a liturgia onde são abordados temas relacionados ao ano litúrgico, o espaço litúrgico, o que é a liturgia e a história da liturgia; a segunda etapa é dedicada aos sacramentos; e a terceira etapa visa abordar questões sobre como trabalhar a pastoral litúrgica nas comunidades, paróquias e dioceses, tudo dentro do contexto da Constituição Sacrosanctum Concilium, que promoveu a reforma da liturgia.

Para o Pe. Valter, que mora em Manaus e participa da terceira etapa, o curso faz com que aconteça uma liturgia onde se vibra mais, em que se sente a celebração. “A experiência da liturgia bem celebrada que vivenciamos aqui levarei para Manaus como exemplo, força e entusiasmo”, disse.

Em 2016 o Nordestão de Liturgia acontecerá de 11 a 21 de janeiro, em Crato- CE.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts