Até 1º de maio a Paróquia São Operário, localizada no distrito de Ponta da Serra, em Crato, realiza festejos alusivos ao padroeiro. Para abri-los, uma moto-carreata foi organizada no fim da tarde deste sábado, dia 21, saindo do Seminário Diocesano em direção ao distrito. Antes da partida, houve uma momento de bênção das chaves, invocada pelo reitor do Seminário, Padre Acúrcio Barros.
A concentração para a moto-carreata reuniu paroquianos do distrito e moradores do bairro Seminário, que, embora sem acompanhar todo o percurso, estiveram em comunhão fraterna. O esposo da Virgem Maria também é patrono do bairro.
“Sou da Ponta da Serra, não, mas tenho muita devoção a meu São José”, acenou a doméstica, Joana Darc. Encostada ao carro-andor, segurando uma bandeirinha, parecia estar fazendo a guarda da imagem. “Foi muita chuva, muito legume. Estou aqui é para agradecer, e quero ir umas três noites de novena”, completou.
O professor Davi Ferreba, natural do distrito, em companhia da mãe e da tia, todos os anos prepara o carro para acompanhar o trajeto. “É uma forma de fortalecer a mais nossa fé em nosso padroeiro”, considerou. O corretor Ricardo Jadson, junto à sobrinha, foram de moto. Esta foi a primeira vez que os dois participaram. “Esses momentos atraem”, contou.
Tema
Na tradição católica, São José Operário é protetor e modelo de todos os trabalhadores. Em sintonia com a Igreja no Brasil, a Paróquia de Ponta da Serra, vai refletir, durante o novenário, o mesmo tema do Ano do Laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. “Nós paroquianos queremos crescer, ser comunidades, se emprenhando, cada vez mais, na construção do Reino de Deus, uma Igreja a serviço da vida para todos”, explicou o pároco, Padre José Ricardo Barros.
A programação da festa inclui alvorada, às cinco da manhã; ao meio-dia tem oração na comunidade visitada pela imagem de São José, e às sete da noite, acontece novena e missa.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação











