Solene Vigília Pascal: “Eis a Luz de Cristo!”

Compartilhe:

Neste Sábado Santo, dia 31 de março, em comunhão com toda a Igreja, a Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, celebrou a noite santa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo com grande participação do povo. A cerimônia teve início às dez da noite e durou três horas e meia, sendo composta por quatro elementos: bênção do fogo novo e do círio pascal; proclamação da Páscoa e canto de alegria; liturgia da Palavra (uma série de leituras sobre a história da Salvação), batismo de três jovens, renovação das promessas do Batismo (feita pelos presentes) e liturgia Eucarística. Presidiu essa santa vigília o bispo dom Gilberto Pastana, coadjuvado por monsenhor Bosco Cartaxo (reitor do Santuário Eucarístico Diocesano) e padre José Vicente Pinte (cura da Catedral). As páginas da Sé Catedral e da Diocese de Crato fizeram a transmissão dos ritos, ao vivo, pela rede social Facebook; e a Rádio Educadora do Cariri também fez a celebração chegar aos fiéis.

Em sua homilia, dom Gilberto explicou a simbologia do Sábado Santo: “É a Mãe de todas as vigílias”, por isso deve começar ao pôr do sol e acabar antes do nascer do dia, “para que se viva os mesmos sentimentos das mulheres que foram ao túmulo”. Também lembrou que se trata de uma “Vigília Orante”, pois “cada palavra, cada sinal tem um significado dentro daquilo que nós aguardamos e esperamos. Ela recorda toda a história da salvação, a presença de Deus na humanidade”. E exortou o povo a vivenciar as alegrias desta Noite Santa: “Alegremo-nos, irmãos e irmãs. Aqui está o motivo da nossa fé: é a ressurreição que nos faz discípulos e missionários do Senhor. E quem vive e experimenta isso, não pode ficar calado, tem de anunciar. Portanto, alegremo-nos, porque o Senhor ressuscitou. Aleluia!”.

Pequena Catequese:

A Vigília Pascal, cerimônia que acontece todos os anos na noite anterior ao dia que marca a ressurreição de Jesus Cristo, é o último dia do chamado “Tríduo Pascal”. Com a chegada da Páscoa, já se pode cartar o “Glória”, tocar os sinos, e também se pode preparar fogos. O círio Pascal é colocado no presbitério, ao lado do ambão. O pedestal onde fica o círio é todo decorado com flores. Esse tempo pascal vai até o dia de Pentecostes, quando o Círio sairá solenemente do presbitério. A partir desse dia, passa a ser usado apenas nas cerimônias do batismo e Crisma.

Texto: Patrícia Mirelly

Fotos: Jornalista Patrícia Silva

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts