A missa dominical deste dia 11 de março, presidida por dom Gilberto Pastana na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, às 19h, fez parte da convivência entre o bispo diocesano com a comunidade religiosa dos Salesianos e os seminaristas da congregação.
“Convidamos dom Gilberto para que ele tenha contato com a comunidade religiosa e também faça um momento de convivência com os seminaristas salesianos, que chamamos de pré- noviços. Somos uma Igreja de comunhão, sempre unidos a Cristo, em comunhão com Cristo e também em unidade e comunhão com o nosso bispo. Ele é o pastor desta Igreja, da diocese de Crato, então este momento fortalece nossa comunhão”, explicou o pároco, padre Cícero Oliveira Silva.
Os seminaristas chegaram a Juazeiro do Norte no dia 2 de fevereiro. Participaram do encerramento da romaria de Nossa Senhora das Candeias, mas não tiveram um contato mais próximo com o bispo. Durante esta noite de convivência poderão partilhar e escutar as orientações que, de acordo com o seminarista Ângelo Neto, de Tibau- RN, serão de grande valia. “É muito bom estar com nosso pastor, ouvir os ensinamentos dele”, considerou.
Aos seminaristas, aos membros da Congregação e a comunidade reunida dom Gilberto falou, durante a missa, sobre a liturgia do terceiro domingo do advento, conhecido como domingo Laetare, recordando que, em meio à espera, está próxima a alegria da Páscoa. Junto a isso ele refletiu também sobre a Campanha da Fraternidade. “O mundo da justiça é o mundo da igualdade, da fraternidade, o mundo da luz. Celebrar a alegria é celebrar o distanciamento desse mundo violento, perverso, que não nos faz pessoa humana. É nos aproximarmos da luz. Quanto mais nos aproximamos da luz a nossa vida se torna visível e, quanto mais visível, podemos perceber o que podemos melhorar para que a salvação seja plena em nossa vida, fazendo assim com que o amor de Deus seja pleno. É também se aproximar da verdade e a verdade é única, o próprio Jesus, luz que deve ser manifestada em nossas ações, por isso alegremo-nos pois está próxima a ressurreição”, disse o bispo.
Ao todo, onze seminaristas ingressaram na congregação salesiana este ano, passando a residir na casa dos religiosos.
Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)







