O Papa Francisco convocou para esta sexta-feira, 23 de fevereiro, um Dia de Oração e Jejum pela paz no mundo, em especial pela República Democrática do Congo e Sudão do Sul.
Unido ao Papa, nosso bispo Dom Gilberto Pastana, em programa especial na Rádio Educadora do Cariri e transmitido pela página da Diocese de Crato, no Facebook, rezou para que sejamos, nos mais diversos ambiente que frequentamos, “instrumentos e promotores da paz”.
“Reflitamos a nossa participação na realidade em que vivemos: somos promotores da paz?”, questionou o pastor diocesano durante o programa, que teve uma hora de duração.
Para as reflexões, além de músicas, como o hino de São Francisco, tão conhecido – e cantado – entre nós, Dom Gilberto relembrou a história dos irmãos Caim e Abel quanto ao cuidado que precisamos ter com o outro, com o irmão, na defesa da vida: “Acaso sou eu o guarda do meu irmão?” (Cf. Gn 4, 9).
Também trouxe alguma provocações do Papa Francisco para nos ajudar a rezar: “É preciso superar os problemas: apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos; Ninguém vence sozinho; Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem”.
Da mesma forma, lembrou que é preciso lutar por políticas públicas efetivas para erradicação da violência. Por fim, pediu: “Sejamos, de fato, promotores da paz. Levemos este momento testemunhal em nossas vidas”.
Reportagem: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação
Fotos: Seminarista Árysson Magalhães










