Sede diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa é transferida para Juazeiro do Norte- CE

Compartilhe:

Por ser um local que possui grande número de paróquias com a articulação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), o município de Juazeiro do Norte- CE passou a ser a sede diocesana desta pastoral, que antes funcionava na Cúria da Diocese de Crato, em Crato. A transferência foi selada com uma celebração presidida por Dom Fernando Panico hoje, 10, às 9h, na Basílica Nossa Senhora das Dores.

A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada pela Dra. Zilda Arns, e tem como objetivo assegurar a dignidade e a valorização das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual. Na Diocese de Crato ela já está presente em 30 das 55 paróquias.

A coordenadora da PPI, Dona Dadá, realizando os agradecimentos a Dom Fernando Panico, pelo apoio a missão desta pastoral e aos líderes pela doação ao serviço do Reino. (Foto: Patrícia Silva)
A coordenadora da PPI, Dona Dadá, realizando os agradecimentos a Dom Fernando Panico, pelo apoio a missão desta pastoral e aos líderes pela doação ao serviço do Reino. (Foto: Patrícia Silva)

Para Dom Fernando o cuidado com o idoso na igreja é muito mais que promover uma velhice feliz, pois através dos líderes o próprio Jesus zela por aqueles que, no entardecer da vida, precisam da palavra de Deus para os animar. “Criança, velhice faz parte do ciclo da vida. A presença da igreja é sentida através do cuidado que cada um de vocês tem pelos idosos e idosas. Agradeço a presença desta pastoral em nossa diocese centenária. Que continuem sendo sinais de vida e esperança na história”, falou.

A nova sede foi disponibilizada pelo Pe. Joaquim Claúdio de Freitas, pároco da Basílica, e está localizada na Avenida Dr. Floro Bartolomeu, anexo ao Edifício Dom Pires; O horário de funcionamento será segundas e quartas à tarde, e terças quintas pela manhã. Na nova sede os agentes da pastoral poderão receber os materiais para a formação, os guias dos líderes, cadernos e as orientações necessárias para o bom andamento da evangelização com os idosos. “Estou muito feliz por conseguirmos esta transferência, pois facilitará muito a organização de nossa ação pastoral”, falou a coordenadora diocesana, Zélia Vieira Leite, conhecida como Dadá.

Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa. (Foto: Patrícia Silva)
Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa. (Foto: Patrícia Silva)

A ação missionária da Pastoral da Pessoa Idosa faz com que a sociedade perceba que a pessoa na terceira idade tem valores, direitos e é um ser humano com potencial, mesmo fragilizado. Através da PPI a igreja procura os idosos, realiza visitas mensais em seus domicílios, em especial aos que estão em condições humanas mais dramáticas, indo em busca dos que já não tem condições físicas ou psicológicas para se deslocarem de suas casas ou de suas camas. Os líderes que cautelosamente escutam, partilham, contribuem com a formação buscando chegar as “periferias existências e humanas” dos idosos, conforme pede o Papa Francisco.

“Nós vivemos em uma sociedade excludente que pensa em termos de lucro e de produção onde a pessoa da terceira idade, porque não se enquadra nesse perfil, é vista como uma pessoa que traz despesas, problemas sem terem sabedoria. E ai é que está o desafio que é resgatar a pessoa da terceira idade como aquele que tem um saber, um conhecimento, uma vida que as outras gerações ainda estão adquirindo. É preciso cuidar, e o papel da PPI é tornar visível essa pessoa, como alguém que existe e não como um ser perdido em uma engrenagem, mas alguém que é real, que tem uma história”, disse o Diácono Fernando Cavalcante, que esteve presente na celebração.

Informações sobre a Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Crato entrar com contato através do telefone (88) 3572-3850.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts