É tempo de caminhar! Filhas de Santa Teresa de Jesus concluem XV Capítulo Geral da Congregação

Compartilhe:

Na residência Santa Teresinha, em Crato, a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus viveu um tempo de graça, transcorrido em clima de oração, de reflexão e de convivência fraterna nos últimos dez dias, quando da realização do XV Capítulo Geral Ordinário e Eletivo, no qual se discutiu, sob a inspiração do Espírito Santo, questões importantes para a vida da Congregação e os desafios do tempo presente.

“É tempo de caminhar”, máxima retirada dos ensinamentos de Santa Teresa, deu impulso aos trabalhos, enquanto o tema central aludiu: “A Igreja necessita da contribuição espiritual e apostólica de uma vida consagrada, renovada e vigorosa”, sob a condução da Irmã Vilani Rocha de Oliveira.

De tão grande momento para a vida da Congregação fundada por Dom Quintino Rodrigues, primeiro bispo diocesano de Crato, participaram trinta e duas religiosas, chamadas “Irmãs delegadas capitulares”, representantes das regiões de Fortaleza e Tauá, Cariri (Caririaçu, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte), Paraíba (Sousa), Piauí (Campo Maior, Piracuruca e Floriano) e São Paulo (Ribeirão Preto e Sertãozinho), onde a congregação está presente. A assembleia teve lugar também para a participação inédita dos leigos, ligados à Família Teresiana.

Nesta sexta-feira, dia 19, sob a presidência de Dom Gilberto Pastana, sucessor de Dom Quintino, os trabalhos foram encerrados com a celebração da Eucaristia, na qual se rendeu graças pelos projetos e planos traçados, além da posse do novo Governo Geral da Congregação, isto é, a Madre Superiora e seu Conselho.

O ritmo dos trabalhos foi bastante intenso nos últimos dez dias. “Percorremos um longo e venturoso caminho. Foi um tempo de escuta, partilhas, silêncios, provocações, confrontos e buscas na esperança. Nestes dias, detivemo-nos sobre temas que tocam de perto a vida religiosa apostólica, como sejam, a questão da liderança e a autoridade na ótica do Carisma”, disse a Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, reeleita superiora-geral.

<< O bispo Dom Gilberto, sucessor de Dom Quintino, fundador da Congregação, deu posse ao novo Governo Geral das Filhas de Santa Teresa de Jesus>>

Durante a celebração em que, solenemente, também foi empossado o novo Governo, Dom Gilberto recordou às Irmãs aí presentes: “Você fizeram um plano de atuação a partir da espiritualidade Teresinha, a partir dessa busca de identificação com o Senhor. Esse planejamento e prioridades é que vão nortear as comunidades que vocês fazem parte. E essa é a missão da coordenação: acompanhar esse plano, para que ele seja concretizado. Que vocês possam executá-lo, lembrando que cada uma de vocês é responsável, para que a vida e o carisma sejam manifestados no meio do povo, na construção do Reino de Deus”.

Fundada há 94 anos, Congregação cultiva a espiritualidade “Cristocêntrica Teresiana”, isto é, Jesus Cristo enquanto centro da história do mundo à luz dos ensinamentos de Santa Teresa. O carisma [relacionado à graça ou dom divino] está voltado para o atendimento da juventude ou moças desprovidas de instrução. Os trabalhos das Irmãs são desempenhados em escolas, comunidades, obras sociais e outros segmentos missionários. Dentre eles está o tradicional e respeitado Colégio Santa Teresa de Jesus, localizado em Crato, e o Orfanato Jesus Maria José, fundado pelo Padre Cícero Romão e confiado à administração das religiosas.

<< Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, reeleita superiora-geral da Congregação pelos próximos quatro anos>>

Reportagem e fotos: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts