O trem das CEBs (metáfora que acompanha a caminhada das CEBs, cujos vagões representam os grandes encontros nacionais e/ou regionais) que leva os delegados da diocese de Crato rumo ao 14º Intereclesial, que acontecerá próxima semana, de 23 e 27 de janeiro em Londrina- PR, deu mais uma acelerada significativa na manhã deste domingo, dia 14: o envio. Os missionários foram enviados pelo bispo dom Gilberto Pastana, ao final da missa dominical, presidida na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.
Representando a diocese de Crato estarão, além de dom Gilberto, o padre Vileci Basílio Vidal, que faz parte da assessoria nacional, Batista Silva, coordenador regional, e mais 10 leigos envolvidos nos trabalhos das Comunidades Eclesiais das paróquias.
“O intereclesial é sempre um momento de profunda troca de experiência do nosso discipulado, do nosso seguimento ao Senhor Jesus. Aqui na diocese houve toda uma preparação a partir da temática e, depois, a escolha dos delegados, de tal modo que a nossa diocese, mesmo tendo 57 paróquias e 3 áreas pastorais, vai muito bem representada naquilo que é o número exigido para o encontro”, falou o bispo dizendo ainda que este será um evento de esperança, alegria e, sobretudo, de muita convivência eclesial, comunitária, solidaria e participativa .
Sobre o tema desta edição do intereclesial, que destaca as CEBs e os desafios do mundo urbano, dom Gilberto disse que a reflexão deve contribuir para formação de cristãos conscientes, tendo em vista que várias ações acontecem nas diversas realidades urbanas. Por isso, ainda segundo ele, se faz necessário a compreensão dessa realidade para buscar na palavra de Deus as luzes da reflexão que será proposta pelo encontro.
Ao todo, o Ceará contará com uma delegação composta por 100 delegados, representantes das nove dioceses do Regional NE 1. Dom Gilberto estará à frente dessa delegação por ser o bispo referencial das CEBs no Estado. Aos cearenses, dom Pastana manifestou o desejo de que, ao retornarem às suas dioceses, coloquem em prática o que for absorvido da programação. “Espero que depois possamos, como Ceará, nos confrontarmos diante dos desafios que o Estado está enfrentando e depois trazer para as dioceses e paróquias. Eu penso que cada delegado tem a responsabilidade de, na participação do encontro, absorver as indicações para que em nosso Estado e em nossa diocese o trabalho seja executado”, expressou.
Além conhecer a realidade de Londrina, partilhar as experiências das histórias das comunidades de todo Brasil e adquirir ensinamentos para o fortalecimento das CEBs na realidade da diocese, os delegados de Crato levam também a experiência de já terem sediado esse evento, a última edição que foi realizada em janeiro de 2014, atraindo mais de 5 mil participantes, um dos maiores públicos da história do Intereclesial das CEBs. “Na avaliação nacional sobre o 13º Intereclesial foi destacada a acolhida. Disseram que foi uma grande experiência e isso ressoa ainda hoje no Brasil todo, então a gente continua levando essa experiência de ser uma terra acolhedora, de ser uma família acolhedora. É essa a grande motivação que levamos para o povo de Londrina”, disse Batista.
Os ônibus, que levarão os delegados do Ceará, sairão de Fortaleza durante a noite do dia 19. No dia 20 pela manhã, pegarão, em Juazeiro do Norte, os últimos delegados, que são os da diocese de Crato. A partir daí os 100 missionários seguirão em viagem por mais três dias e, depois de mais de 3 mil quilômetros de estrada, chegarão em Londrina na manhã do dia 23, data do início do 14º Intereclesial das CEBs.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)









