Durante a noite desta sexta- feira, dia 12 de janeiro, em uma das salas de reuniões da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, aconteceu o encontro anual dos diáconos permanentes da diocese de Crato com o pastor diocesano, dom Gilberto Pastana.
Em pauta esteve a partilha de experiências, sobretudo o que está sendo vivenciado nas diaconias e paróquias, a formação permanente e, por fim, o planejamento das atividades. À medida que os diáconos falavam sobre o que está sendo realizado, o bispo fazia suas considerações, orientando-os para a execução de uma melhor ação pastoral.
O diálogo também foi permeado pelo espírito de comunidade e a valorização do leigo. Por exemplo, o diácono Francisco Alves de Souza, de Mauriti, falou sobre o investimento na formação do leigo que vem sendo realizado na paróquia Imaculada Conceição. Segundo ele, 90% das capelas já não ficam fechadas aos domingos, pois quando os padres ou diáconos não podem presidir a celebração, as próprias lideranças das comunidades realizam a celebração a palavra que, inclusive, são feitas a partir de um subsidio próprio, elaborado de acordo com a realidade paroquial.
“Durante o exercício do ministério há sempre a necessidade de caminharmos juntos ao pastor diocesano. É importante que se tenha sempre esses encontros para que estejamos em sintonia com aquelas orientações que foram passadas no período de formação. Aqui renovamos essas orientações que são próprias da diocese para o exercício do ministério, estreitando também os laços fraternais entre nós e também com o nosso bispo”, disse o diácono Cory Cavalcante.
Hoje a diocese de Crato possui 40 diáconos permanentes, dos quais 35 estão em exercício. Todos os 35 participaram da reunião.
Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)







